Home > NAPq > Declarações para bolsistas e orientadores

Declarações para bolsistas e orientadores

A Pró-Reitoria de Pesquisa somente emitirá declarações de participação em projetos de iniciação científica para bolsistas que já tenham concluído o projeto e preenchido o relatório final no sistema de fomento, conforme orientado em edital.

Para o caso de alunos que desejarem a declaração de bolsas ainda em curso, deverão solicitar a mesma ao orientador.

A partir de 13/11/2013, as declarações de participação nos Programas de Iniciação Científica de alunos e orientadores passaram a ser impressas pelo próprio usuário (aluno e orientador).

As declarações estão disponíveis no item Sistema de Fomento na página da PrPq.

A declaração é emitida somente após o encerramento da participação do aluno/professor no programa e mediante preenchimento do relatório final de atividades.

Estarão dispensados do relatório final alunos que permanecerem na bolsa por período inferior a 90 dias (prazo mínimo de permanência nos programas para certificação) e não receberão declaração de participação em Iniciação Científica pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Para os alunos participantes do Programa de Iniciação Científica Voluntária o prazo mínimo de participação com certificação é de 6 (seis), conforme Resolução Normativa da UFMG, de 17 de maio de 2011.

Para emissão:

1- A declaração do bolsista ou ICV, é o próprio aluno quem emite. Basta acessar o Sistema de Fomento na página da PrPq e fazer login.

2- O professor emite somente sua própria declaração de orientador. O orientador não emite declaração de aluno.

A declaração vem com código QR CODE e um código de autenticidade, dispensando assinaturas.

A autenticidade das declarações pode ser conferida no link   socrates.prpq.ufmg.br/autenticidade  .

Declarações de bolsas cadastradas em sistemas anteriores ao Sistema de Fomento, anteriores ao ano de 2011, serão emitidas pelo NAPQ, mediante solicitação.