UFMG - 80 Anos: Ivan Domingues
O Professor Doutor Ivan Domingues possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Filosofia - Université de Paris I (Panthéon - Sorbonne) (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em várias áreas da Filosofia, com ênfase em filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas ou disciplinas: teoria do conhecimento, epistemologia das ciências humanas, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa e hermenêutica do texto filosófico.
Na continuação da história do Departamento de Filosofia da UFMG, o professor Ivan relata sobre a criação da pós-gradução, idealizada e em grande parte engendrada pelo professor Padre Vaz, grande intelectual e primeiro coordenador do programa. O doutorado foi criado pelo próprio professor Ivan em 1992 pouco após o retorno de sua temporada de estudos na Europa.
O professor Ivan faz memória aos grandes nomes da filosofia no Brasil, personalidades do eixo estabelecido entre Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, através do qual é traçada a história da filosofia no paÃs.
Perseguindo ainda a história da filosofia no Brasil, o professor Ivan destaca o papel das agências financiadoras na formação dos professores quando da necessidade de enviá-los ao estrangeiro. Este fato revolucionou a maneira como até então se fazia pesquisa filosófica no Brasil. Hoje, a UFMG completa seus 80 anos, a FAFICH quase 70, e a filosofia continua a desempenhar um importante papel, apesar de sua árdua tarefa de se reencontrar em meio a pluralidade e espeicialização cientÃfica.
Comente o programa