X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais - 12 e 15 de agosto

Prezada(o)s colegas,

 

a Teoria das Representações Sociais (TRS) é, desde a sua proposição por Serge Moscovici, em 1961, a base para a construção de um dos campos de trabalho mais produtivos na área de Psicologia Social, tanto na América Latina quanto na Europa. 

 

O acentuado ritmo de desenvolvimento desse campo de estudos no Brasil tem levado a produção brasileira a se beneficiar do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (JIRS), proporcionando uma significativa contribuição ao campo internacional, como reconhecem diversos autores europeus e latino-americanos.

A primeira Jornada Internacional sobre Representações Sociais foi realizada  em 1998, em Natal/RN. Realizadas, desde 2003,  em conjunto com as Conferências Brasileiras sobre Representações Sociais, as Jornadas passaram a acontecer a cada dois anos e já tiveram como sede Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, João Pessoa/PB, Brasília/DF, Buenos Aires (Argentina), Vitória/ES, Recife/PE e Teresina/PI.

A X Jornada Internacional sobre Representações Sociais ea VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais serão realizadas em Belo Horizonte/MG, entre 12 e 15 de agosto de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais, com o tema  “Representações Sociais: campos, vertentes e fronteiras”.