Desenvolvimento Humano

Área de Concentração em Desenvolvimento Humano (Em extinção)

O aluno que ingressa no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG escolhe uma das três Áreas de Concentração em torno das quais o programa se organiza. As Áreas de Concentração, por sua vez, apresentam Linhas de Pesquisa que contemplam diversas áreas de investigação dentro da Psicologia.

 

Linhas de Pesquisa

Cognição e Linguagem

Estudos acerca do desenvolvimento das habilidades da linguagem oral e escrita; dos aspectos sociais e biológicos envolvidos no desenvolvimento cognitivo e da linguagem; das diferenças individuais na inteligência; da avaliação, prevenção e intervenção dos distúrbios relacionados ao desenvolvimento cognitivo e da linguagem.

 

Diferenças Individuais

Estudo das diferenças individuais no desenvolvimento da inteligência e da personalidade. Avaliação, prevenção e intervenção nos distúrbios do desenvolvimento. Desenvolvimento e uso de instrumentos de medição.

 

Laboratórios e Núcleos de Pesquisa vinculados:

a) Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem, coordenado pela Profa. Cláudia Cardoso Martins. Este laboratório conta em suas instalações com três computadores, uma impressora, uma filmadora e dois gravadores digitais.

b) Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) sob a responsabilidade dos professores permanentes Ângela Maria Vieira Pinheiro e Maycoln Leôni Martins Teodoro (http://labcog.webnode.com/). Esse laboratório conta em suas instalações com 6 computadores, dois projetores e softwares para análise de dados como SPSS for Windows e o Lisrel (Equações estruturais) e uma impressora.

c) Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais – LADI (Website: http://www.ladiufmg.com.br/), sob a coordenação dos professores Elizabeth do Nascimento e Carmen Elvira Flores Mendoza Prado. O LADI conta com uma infraestrutura de sete computadores e duas impressoras.

d) Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva – LAICO (Website: laicoufmg.wix.com/laico), coordenado pelo docente Cristiano Mauro Assis Gomes. O LAICO dispõe de dois laptops, um computador de mesa, um datashow e uma impressora. 

e) Laboratório de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA), coordenado pela professora Marcela Mansur Alves e tendo ainda como professores participantes os docentes do PPG-PSI Antônio Jaeger, Edson Massayuki Huziwara, Pricila Cristina Correa Ribeiro e Viviane Verdu Rico, além da professora Thais Porlan de Oliveira do Departamento de Psicologia que atuou no PPG-PSI até 2015. O LECCA dispõe de oito computadores (6 laptops e 2 desktops), dois aparelhos de EEG, um eyetracker e uma impressora.

f) Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LABAC), coordenado pelo Prof. Edson Massayuki Huziwara.  O LABAC dispõe de sete caixas de condicionamento operante.