Psicologia Social

Área de Concentração em Psicologia Social

O aluno que ingressa no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG escolhe uma das três Áreas de Concentração em torno das quais o programa se organiza. As Áreas de Concentração, por sua vez, apresentam Linhas de Pesquisa que contemplam diversas áreas de investigação dentro da Psicologia.

 

Linhas de Pesquisa

Cultura, Modernidade e Subjetividade

Estudo sobre modos contemporâneos de subjetivação, relações entre sujeitos e processos culturais e institucionais, memória coletiva, diversidade e identidade cultural, processos e práticas socioculturais com ênfase em gênero, etnia e loucura, redes sociais e seus efeitos sobre modos de subjetivação e construção de identidades.

Política, Participação Social e Processos de Identificação

Estudo das condições subjetivas e objetivas de conflitos e transformações sociais, da construção de atores coletivos, de movimentos sociais e de políticas públicas. Estudo da cidadania, direitos humanos, participação política, opressão e violência, conscientização social e identidade política numa perspectiva psicossocial. Análise de discursos políticos, dos processos de significação da ação política e das formas de resistência e participação social.

Trabalho, Sociabilidade e Saúde

Estudo da relação entre trabalho e cotidiano e das sociabilidades daí decorrentes. Análise psicossocial do trabalho com ênfase nas repercussões da atividade e das transformações no mundo laboral sobre a saúde do trabalhador.

 

Laboratórios e Núcleos de Pesquisa vinculados:

 

a) Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde, coordenado pelas professoras Lívia de Oliveira Borges e Ariane Corradi. Participam ainda desse laboratório em cooperação, as professoras Vanessa Andrade de Barros e Maria Elizabeth Antunes Lima (aposentada e ainda colaborando com o PPG-PSI/UFMG). Em termos de infraestrutura, este laboratório conta com três computadores desktops, dois laptops, três gravadores de voz, dois projetores, uma impressora, um scanner e seis computadores de mão (Pockets-PC). Dispõem também de softwares específicos para análises de dados, a saber: SPSS for Windows, QDA Miner, Atlas TI e ABBY Fine Reader.

b) Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) (Website: http://www.fafich.ufmg.br/nuh/), coordenado pelo Prof. Marco Aurélio Máximo Prado. Este laboratório também conta com a colaboração de duas professoras de outros departamentos da UFMG. São elas: Érica Renata de Souza (Antropologia/UFMG) e Joana Ziller de Araujo Josephson (Comunicação Social/UFMG). No que se refere as suas instalações, o NUH conta cinco notebooks, 3 computadores desktops e duas impressoras.

c) Núcleo Conexões de Saberes (http://petconexoesufmg.blogspot.com.br ), laboratório de extensão, ensino e pesquisa, coordenado pela Profa. Claudia Andréa Mayorga Borges, com a participação de Lisandra Espíndula Moreira (professora colaboradora) e de dois professores de outros departamentos: Luciana de Oliveira (Comunicação Social/UFMG) e Yurij Castelfranchi (Sociologia/UFMG). Suas instalações abrangem seis computadores e uma impressora. 

d) Núcleo de Pesquisa em Memórias, Representações e Práticas Sociais, coordenado pelos professores Adriano Roberto Afonso do Nascimento e Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento. Dispõe de seis microcomputadores e um projetor de multimídia (data-show) e uma impressora. Dispõe de softwares como Alceste.

e) Laboratório de Grupo, Instituições e Redes Sociais (LAGIR) (Website: http://www.fafich.ufmg.br/lagir/). Coordenado pela Profa. Izabel Cristina Friche Passos. Conta com a colaboração da Profa. Cláudia Penido (colaboradora), de dois professores da área de concentração em Estudos Psicanalíticos – Cassandra Pereira França, Fabio Roberto Rodrigues Belo – e uma professora de outro departamento, Luciana Assis Costa (Terapia Ocupacional/UFMG). Suas instalações abrangem três computadores, tipo desktops, dois notebooks, duas impressoras, duas câmaras filmadoras e um projetor datashow.

f) Laboratório de Direitos Humanos e Transdisciplinaridade (LADTH), coordenado pela professora (colaboradora) Maria Stella Brandão Goulart. Dispõe em suas instalações de três computadores, uma impressora e duas maquinas fotográficas.

g) Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5214993021139407), coordenado pelo Professor Sérgio Cirino com a participação das professoras Deborah Rosária Barbosa de Érika Lourenço. Esta última foi colaboradora do PPG-PSI/UFMG até 2016. Dispõe, em termos de infraestrutura de dois computadores (desktop) e cinco notebooks.

h) Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), coordenado pela professora Laura Cristina Eiras Coelho Soares. Dispõe de um computador.

i) Núcleo de Psicologia Política e Saúde Coletiva, coordenado pelo Prof. Cornelis Johannes van Stralen (professor aposentado) e contando com a colaboração do Prof. Marco Prado. Dispõe de três computadores (desktops), três notebooks, seis gravadores e três transcritores.

j) Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos, coordenado pela Prof. Vanessa Barros. Dispõe de quatro computadores (desktops), uma impressora, um projetor Datashow, duas câmaras filmadoras, um notebook e um netbook.

h) Laboratório de Psicologia Escolar, coordenado pela Profa. Deborah Rosária Barbosa. Dispõe de um computador e uma impressora.

i) Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade (NEPS) (Website: http://www.nepsufmg.com.br Coordenado pela Profa. Ana Paula Paes de Paula, com a colaboração de professores de vários programas de universidades federais brasileiras, contemplando uma perspectiva interdisciplinar. Dispõe de três notebooks, uma impressora, dois gravadores e também de equipamento semi-profissional para filmagem e fotografia.