APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FAFICH/UFMG) resultou da integração dos já consolidados cursos de Mestrado em Sociologia e Doutorado em Sociologia e Política. O Mestrado em Sociologia foi criado em 1981, no âmbito do Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH-UFMG. Já o Doutorado em Sociologia e Política, criado em 1994 a partir dos esforços dos Departamentos de Ciência Política e de Sociologia e Antropologia.

O Programa está estruturado em seis linhas de pesquisas e conta com uma infraestrutura distribuída entre os centros de pesquisa, os laboratórios e as salas de aula especializadas para cursos de Pós-graduação.
Com ampla notoriedade nacional, bem como, ações voltadas à internacionalização o programa tem como objetivo desenvolver atividades de excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para tal, forma pesquisadores e docentes capazes tanto de produzir conhecimento científico qualificado e articulado em redes nacionais e internacionais, quanto de adequar este saber a fim de levá-lo para além dos limites da própria universidade.