Idioma: Português English Español

Docentes

Ana Lúcia Modesto

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Membro de corpo editorial da Revista Três Pontos, Membro de corpo editorial da Revista Três Pontos, Membro da Associación de Cientistas Sociales de la Religión em el Mercosur, Membro de corpo editorial da Teoria & Sociedade (UFMG) e Membro de corpo editorial da Cadernos de Campo (USP. 1991). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cinema, Ética Social, Industria Cultural, Conhecimento, Antropologia e Mal.

Contato: modesto926@terra.com.br

Ana Marcela Ardila Pinto

Acesse o lattes

Professora de sociologia na UFMG. Possui graduação em Sociologia - Universidad Nacional de Colombia (1998), mestrado em Sociologia - Universidad Nacional de Colombia (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas:sociologia urbana, espaço público, Bogotá, Rio de Janeiro, política urbana, representação e ordem urbana.

Contato: marardila@gmail.com

Andréa Maria Silveira

Acesse o lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Humanas , ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Gerente de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas e professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG onde atua na graduação médica ministrando a disciplina Saúde e Trabalho. É docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: trabalho, saúde, prevenção e, violência. É líder do Grupo de Estudos de Agravos Relacionados ao Trabalho e Organização da Atenção Saúde dos Trabalhadores.

Contato: asilveira2010@gmail.com

Antônio Augusto Pereira Prates

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), Mestrado em Sociologia pela State University of New York at Stony Brook (1976) e Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Organizações, Instituições e Ação Coletiva, Burocracia Pública, Teoria Sociológica e Sociologia do Ensino Superior.

Contato: aaprates@oi.com.br

Bráulio Figueiredo Alves da Silva

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento em Análise Quantitativa pela Universidade do Texas em Austin (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor Adjunto do departamento de Sociologia da UFMG, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão urbana, segurança pública, criminalidade, violência, análise espacial de crimes, sistema de informação geográfica.

Contato: braulio.fas@gmail.com

Cláudio Chaves Beato Filho

Acesse o lattes

Professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG. Possui graduação em pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1986) e doutorado pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1992). Atualmente é Coordenador do CRISP - Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Recebeu a Comenda do Mérito Científico Nacional, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi Visiting Scholar no David Rockfeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard e do Centre of Brazilian Studies, da Oxford University. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: criminalidade e violência, seguranca publica, políticas públicas de segurnaça, estatísticas criminalidade e policia e análise urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência. Consultor do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UNODC das Nações Unidas. Atualmente está no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais e é coordenador do CRISP, Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.

Contato: claudiobeato@crisp.ufmg.br

Cláudio Santiago Dias Júnior

Acesse o lattes

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Population Research Center, da Universidade do Texas, no período de 2008/2009, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). É professor adjunto III do departamento de Sociologia da UFMG onde também exerce a chefia do departamento (2013/2015). Foi membro do conselho de ensino, pesquisa e extensão (CEPE) da reitoria da UFMG (2013/2014). Foi subcoordenador do colegiado do curso de Ciências Sociais no período de 2010 a 2012. Coordena diversas pesquisas financiadas pelo Cnpq e Fapemig, além disso, é pesquisador associado em estudos conduzidos na Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFMG e da Escola de Medicina da UFOP. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: sociologia da saúde, religião e saúde, estratificação e desigualdade social, demografia dos povos indígenas, componentes da dinâmica demográfica. Atualmente é membro das seguintes associações profissionais: Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), Asociación Latinoamericana de Población (ALAP), Population Association of America (PAA), International Union for the Scientific Study of Population (IUSSP) e Society for the Scientific Study of Religion (SSSR).

Contato: csdj@hotmail.com

Corinne Davis Rodrigues

Acesse o lattes

Corinne Davis Rodrigues concluiu o doutorado em Sociologia - University Of Texas At Austin em 2002. Atualmente é Fundadora - Balcão de Direitos e Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui 2 capítulos de livros publicados. Participou de 8 eventos no exterior e 6 no Brasil. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Criminologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: favelas, resolução de conflitos, acesso à justiça, teorias do crime, criminologia, controle social, sociologia jurídica, administração de justiça penal, direito urbano e polícia civil.

Contato: cdavisrodrigues@gmail.com

Cristina Maria de Castro

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1999), mestrado em Ciências Sociais pela mesma universidade (2002), Estágio de Doutorado-Sanduíche no International Institute for the Study of Islam in the Modern World, ISIM, (2005), sediado em Leiden, Holanda, Doutorado em Ciências Sociais pela UFSCar (2007), Pós-Doutorado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, (2008) e estágio de pós-doutorado no ISIM (2007). Atuou como bolsista PRODOC e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.(2008/2010) Atualmente trabalha como Professora Adjunta III no Departamento de Sociologia da UFMG. Desde agosto de 2013 é Tutora do PET- Ciências Sociais, na mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, islã, minorias muçulmanas, imigração, gênero. É autora do livro The Construction of Muslim Identities in Contemporary Brazil, publicado pela Lexington Books e organizadora, (juntamente com Andrew Dawson), da coletânea Religion, Migration and Mobility: The Brazilian Experience, a ser publicada pela editora Routledge.

Contato: cristinamcastro@ig.com.br

Danielle Cireno Fernandes

Acesse o lattes

Danielle Cireno Fernandes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia - University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revistaa Sociology of Education e Population Review. É Fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG (www.cecaps.org).

Contato: daniellecf@gmail.com

Dimitri Fazito de Almeida Rezende

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Fez estágio pós-doutoral na University of Florida (EUA) pesquisando a aplicação da Análise de Redes Sociais em Demografia. Tem experiência nas áreas de Sociologia Urbana e População (com ênfase em mobilidade da população), Demografia Social e Metodologia. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais (teoria e métodos); Sociologia Econômica e da Cultura; Sociologia das Migrações (especialmente migrações internacionais e refugiados); Sociologia da Família; Globalização, Desenvolvimento e Fronteiras; Etnicidade e Transnacionalismo. Atualmente é professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Sociologia, UFMG.

Contato: dfazito@gmail.com

Elaine Meire Vilela

Acesse o lattes

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi bolsista CAPES, de doutorado sanduíche no Centro de Estudos de População, da Universidade do Texas, em Austin (2004), na área de avaliação de políticas públicas, com ênfase em métodos quantitativos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em migração internacional, estratificação social e metodologias quantitativa e qualitativa, atuando principalmente com os seguintes temas: migração, etnicidade, mercado de trabalho e desigualdade social.

Contato: elainevilela@yahoo.com.br

Francisco Coelho dos Santos

Acesse o lattes

Francisco Coelho dos Santos é doutor em Sociologia pela Université René Descartes, ParisV - Sorbonne. Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia, faz parte do Programa de Pós-graduação em Sociologia (em nível de mestrado e de doutorado) integrado à linha de pesquisa Teoria Social e Cultura . Atualmente desenvolve pesquisas que dizem respeito às repercussões sócioculturais das tecnologias de informação e comunicação, com especial ênfase na incorporação das novas tecnologias, nas experiências sociais ligadas às culturas de rede e nas diversas manifestações da cibercultura.

Contato: fransan@uol.com.br

Jerônimo Oliveira Muniz

Acesse o lattes

Jeronimo Muniz é sociólogo praticante, demógrafo latente, economista casual e o atual diretor do CPEQS e coordenador do MQ. Depois de obter o PhD pela University of Wisconsin, Madison, trabalhou como pesquisador-docente da Unicamp e em seguida se tornou professor da pós-graduação em Sociologia da UFMG. Suas pesquisas aplicam métodos quantitativos e simulações para o entendimento de ‘realidades’ raciais empiricamente construídas a partir de categorias analíticas pré-definidas. Ele tem demonstrado como o que entendemos por estratificação e desigualdade racial é influenciado por incertezas geográficas, taxonômicas, amostrais e temporais envolvidas na mensuração da variável raça/cor. Sua publicação de mais prestígio encontra-se na American Sociological Review (2007)

Contato: jeronimomuniz@gmail.com

Jorge Alexandre Barbosa Neves

Acesse o lattes

Jorge Alexandre Barbosa Neves possui graduação em Ciências Sociais (1988) e Mestrado em Sociologia (1991), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison/USA (1997). Em 1996, foi professor colaborador (lecturer) de Sociologia Rural no atual Departamento de Sociologia Comunitária e Ambiental da UW-Madison/EUA. Realizou pós-doutoramento no Instituto de Pesquisas Sociais (INPSO), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife-PE, em 1997. Entre 1997 e 2004, foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocupou o cargo de Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, entre março de 2010 e março de 2014. Foi Editor da Population Review, de julho de 2009 a junho de 2013. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Economia, Análise Organizacional, Gestão Pública, Estudos Populacionais e Métodos Quantitativos, com ênfase em Mercado de Trabalho, Desigualdades Sociais, Processos Organizacionais e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano, desenvolvimento socioeconômico, capital social, salários, empregabilidade, determinação de rendimentos, educação, saúde, desenvolvimento agropecuário e análise organizacional de processos sociais e econômicos. É autor de vários capítulos de livros e de artigos publicados nas seguintes revistas acadêmicas: Plos One, Research in Social Stratification and Mobility, Sociologias, Population Review, Revista de Administração Contemporânea, Organizações & Sociedade, Revista Brasileira de Estudos de População, Caderno CRH, Cadernos EBAPE, Journal of Developing Areas, Revista de Administração Contemporânea-Eletrônica, Organizações Rurais e Agroindustriais, Estudos Avançados em Administração, Revista de Administração Mackenzie, Saúde e Sociedade, Salud(i)Ciencia e Revista Panamericana de Salud Publica.

Contato: jorgeaneves@gmail.com

Juri Castelfranchi

Acesse o lattes

Yurij Castelfranchi, professor adjunto III do departamento de sociologia e antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Fisica (Università degli Studi La Sapienza, Roma, Itália), mestrado em Comunicação da Ciência (SISSA - International School for Advanced Studies, Trieste, Itália). Na Itália, foi docente de Ciência e Sociedade, Teorias da Comunicação da Ciência, Jornalismo científico e ambiental. É autor de 5 livros, 2 dos quais com tradução e diversos idiomas. Foi pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP, docente de jornalismo científico, vice-diretor da JCOM - Journal of Science Communication, colaborador da Organización de Estados Iberoamericanos para la Eduación, la Ciencia y la Cultura (OEI). É editor adjunto da Revista Teoria & Sociedade. Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia da ciência e da tecnologia, comunicação pública da ciência, jornalismo científico e ambiental, percepção pública da ciência e tecnologia, controvérsias sociais sobre C&T.

Contato: ycastelfranchi@gmail.com

Léa Freitas Perez

Acesse o lattes

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licenciatura em 1979 e bacharelado em 1980. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e Doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1993). Estágio sênior de pesquisa, no ISCTE-IUL, Lisboa entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Membro do Conselho Científico da ABA (2002-2006). Coordenadora da Comissão de Ensino da ABA (2006-2008). Vice-coordenadora da Comissão de Ensino e Ofício da ABA (2008-2010). Membro do Conselho Fiscal da ABA (2006-2008). Membro do Conselho Fiscal da ANPOCS (2008-2010). Fundadora, em, 2002 e coordenadora do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul entre 1987 e 1996. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1997, hoje professor associado IV. Tem experiência na área de confluência entre Sociologia, História e Antropologia, com ênfase em Festa, Religião e Cidade, notadamente no Brasil e em Portugal. Bolsista de produtividade do CNPq.

Contato: freitasperez@uol.com.br

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro

Acesse o lattes

É professora adjunta do Departamento de Sociologia (DSO) e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) com estágio sanduíche na University of Florida (2007/2008), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2003), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2001). Foi pesquisadora visitante da University of Groningen (Holanda), representante regional da Altus - Global Alliance e Coordenadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil em São Paulo (CPDOC/SP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Suas principais publicações estão relacionadas a temas como funcionamento do sistema de justiça no Brasil, Portugal, EUA e Holanda; policiamento comunitário; efeitos da vitimização por crime na cultura da cidadania e políticas de segurança pública.

Contato: ludmila.ribeiro@gmail.com

Marden Barbosa de Campos

Acesse o lattes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Migração.

Nina Rosas

Acesse o lattes

Nina Rosas é professora adjunta do departamento de sociologia e colaboradora da pós-graduação em sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Sociais (2008), mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia (2015) pela UFMG. Em 2013, fez estágio sanduíche no Center for Religion and Civic Culture, sediado na University of Southern California (USC), em Los Angeles. É autora dos livros: As obras sociais da Igreja Universal: uma análise sociológica (Fino Traço), e Cultura evangélica e "dominação" do Brasil: música, mídia e gênero no caso do Diante do Trono (Fonte Editorial, no prelo). Pesquisa nas áreas de sociologia da religião e sociologia do corpo, tendo interesse nos seguintes temas: evangélicos, produção fonográfico-midiática, ação social, gênero, corporeidade e sexualidade.

Contato: rosasnina@gmail.com

Renan Springer de Freitas

Acesse o lattes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestre em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1983) e doutor em Sociologia pela mesma Instituição (1989). Pesquisador visitante na Universidade de Amsterdam, no período 1990-1992, com bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES e Professor visitante na Duke University, EUA, em setembro de 2006. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Philosophy of the Social Sciences. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Temas sobre os quais leciona e publica: teoria sociológica, sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia da religião.

Contato: springer@netuno.lcc.ufmg.br

Silvio Segundo Salej Higgins

Acesse o lattes

Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana (Santa Fé de Bogotá, Colômbia-1991) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris Dauphine (França) e em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) no âmbito do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro- CAPES, Ministério da Educação do Brasil e Ministère de lÉducation National (France). Tese defendida em maio de 2008. Tem experiência na área do Desenvolvimento Regional, com ênfase em sistemas produtivos locais, organização da produção e sistemas de participação cidadâ. Atuando principalmente nos seguintes temas: capital social sob a óptica de redes sociais, políticas públicas, cultura regional planejamento participativo.

Contato: sisahi@yahoo.com

Yumi Garcia dos Santos

Acesse o lattes

Socióloga e Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole-CEM/CEBRAP e doutorado na FFLCH-USP e Paris 8 Saint-Denis (co-tutela). Com ênfase em relações de gênero, suas pesquisas tratam transversalmente os temas família, pobreza, políticas sociais e migrações, numa perspectiva comparativa entre o Brasil, a França e o Japão. Mestrado em Sociologia na USP e graduação em Ciencas Politicas na Universidade Catolica de Louvain (Belgica).

Contato: yumigarciasantos@gmail.com