Idioma: Português English Español

Formulários

Formulário Proposta de Agendamento de Banca de Defesa ou Qualificação

 

Qualificação

Para garantir a qualidade da formação teórica e metodológica de novos pesquisadores na área da sociologia, os cursos de mestrado e doutorado prevêm procedimentos de avaliação prévios à defesa da dissertação (mestrado) e da tese (doutorado).

Nível de mestrado

O aluno de mestrado deverá submeter, seu projeto de pesquisa, a uma banca de qualificação até o final do terceiro semestre acadêmico. A banca deverá estar constutuída por três membros docentes possuidores do título de Doutor ou grau equivalente, sendo pelo menos dois deles membros do corpo permanente do Programa. 

Nível de doutorado

O aluno de doutorado deverá ser aprovado em exame de qualificação até o final do quarto semestre acadêmico. 
O Exame de Qualificação terá duas modalidades:

(1) ou, prova escrita que teste o domínio do aluno sobre conteúdo referente à Teoria Sociológica Geral e à base teórica e metodológica de uma das Linhas de Pesquisa do Programa, a ser escolhida pelo estudante (dentre aquelas existentes). A avaliação no Exame de Qualificação terá pesos diferentes para as seções sobre Teoria Sociológica Geral e sobre a Linha de Pesquisa selecionada, sendo este de 1/3 para a primeira e de 2/3 para a segunda.

(2) ou, publicação de um artigo inédito em revista indexada e com mecanismo de revisão por pares (qualis mínimo B1), no qual o aluno demonstre domínio da teoria sociológica geral e da teoria específica da linha de pesquisa, assim como das estratégias metodológicas que resultem pertinentes para o desenvolvimento da problemática selecionada. A publicação desse artigo deve ser no período de doutoramento do aluno no programa de Pós-Graduação em Sociologia.

(Clique aqui para ter acesso aFormulário de Dispensa da Prova de Qualificação)

 

Após aprovação no exame de qualificação, o aluno de doutorado deverá submeter, seu projeto de tese, a uma banca de qualificação composta por, no mínimo, três professores indicados pelo orientador ao Colegiado, dois dos quais deverão ser docentes permanentes do Programa. Esta qualificação deverá acontecer, no mínimo, até o final do quinto semestre acadêmico.