CARTA DE APOIO DO MUSEU NACIONAL

segunda-feira, 03 de setembro de 2018, às 19:36

NOTA DE APOIO_MUSEU NACIONAL

Noite de uma tragédia anunciada. Nas chamas do Museu Nacional não é apenas o insubstituível acervo cultural formado ao longo de 200 anos que se consumiu, mas nossas esperanças de ver a Educação e a Cultura serem colocadas no seu lugar de direito. Não bastaram os apelos seguidos de gestores da UFRJ, do Museu e da própria imprensa que denunciam a tempos não apenas o descaso com a instituição, mas com a cultura e com a educação no Brasil. O Brasil não perde apenas objetos inestimáveis, mas perde também a chance de fomentar cidadania. A tragédia do Museu Nacional é o retrato do cenário atual da Educação e da Pesquisa no Brasil.  É o retrato de como as instituições que buscam gerar conhecimento e criar senso crítico são tratadas. Mas o que podemos esperar em tempos de congelamento de gastos com Educação, Saúde, Pesquisa e Cultura, onde docentes, discentes e técnicos tem que mendigar por verbas para pesquisa, por salários justos, por melhores condições de trabalho e infraestrutura? Educação e Cultura não fazem parte das agendas do governo que apoia o aumento descabido de juízes, mas veta o incentivo à Educação e à Cultura. O cenário é preocupante. Quem se lembra que o Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga está fechado por risco de desabamento? Quem se lembra do incêndio no Museu da Língua Portuguesa e na Cinemateca Brasileira? Quem se lembra do estado precário do Museu Goeldi e de tantas outras instituições e reservas técnicas por todo o território Nacional? Nós do Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, consternados pelo incêndio que consumiu não só parte de nossa história, mas também a própria cidadania brasileira, nos colocamos ao lado dos docentes, discentes e funcionários do Museu Nacional e oferecemos toda nossa solidariedade. Nos colocamos à disposição para tudo que for necessário neste momento de pesar e de luta. Não podemos deixar que a falta de responsabilidade deste e de outros governos continuem incendiando nossa Cultura e nossa Educação. Que esta tragédia reveladora do descaso para com a ciência e a universidade pública do Brasil sirva como momento de reflexão e despertar para ações concretas de apoio à pesquisa e salvaguarda da memória histórica e cultural do Brasil.