Linhas de pesquisa

|Ementas das Linhas de Pesquisa e Professores Vinculados

1 Estado, Gestão e Políticas Públicas

A linha de pesquisa desenvolve estudos teóricos e empíricos sobre o Estado, a gestão pública e as políticas públicas, sob diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. A linha prioriza estudos sobre Estado e gestão pública na contemporaneidade, burocracia, Estado brasileiro, federalismo, políticas sociais, avaliação de políticas públicas, teorias sobre Estado e governo, teoria e análise de políticas públicas, políticas públicas em perspectiva comparada, relações intergovernamentais, dentre outros.

Professores vinculados:Eleonora Cunha – Geralda Miranda – José Ângelo Machado – Márcia Soares – Natália Sátyro – Telma Menicucci

2 Instituições Políticas e Política Internacional

A linha de pesquisa está articulada em dois eixos: (a) A configuração das instituições políticas em perspectiva comparada, com investigações sobre regras, processos, políticas e os padrões de interação entre os poderes e destes com os cidadãos, governo, federalismo, relações Executivo-Legislativo, partidos na arena organizativa, eleitoral, legislativa e de governo, gabinetes e coalizões de governo, e o impacto dos sistemas eleitorais sobre o arcabouço representativo; (b) Análise da política internacional com ênfase nos processos contemporâneos de globalização e de regionalização; na inserção do Estado-nação no sistema internacional; e nos formatos assumidos, na atualidade, pelas interações entre os principais atores das sociedades contemporâneas, como Estados nacionais, organismos internacionais e organizações não governamentais.

Professores vinculados: Bruno Reis – Dawisson Belém Lopes – Carlos Ranulfo Melo – Felipe Nunes – Magna Inácio – Manoel Santos.

 3 Comportamento Político e Opinião Pública

A linha contempla um amplo leque temático, com destaque para: (a) o estudo sobre o comportamento eleitoral, em suas diversas dimensões, tais como os efeitos da campanha, a dinâmica da opinião pública, o partidarismo e o voto econômico; (b) a pesquisa na área de cultura política, incluindo temas clássicos, como a legitimidade democrática, com ênfase na realidade latino-americana; (c) investigações que focalizam a política enquanto um fenômeno argumentativo, em especial no relativo à persuasão política, à comunicação política e ao impacto do fluxo comunicacional sobre o comportamento político; (d) o estudo da área de psicologia política, considerando um amplo espectro temático como, por exemplo, o processamento de informação, a estrutura e as propriedades da atitude política, e o processo de tomada de decisão.

Professores vinculados: Helcimara Telles – Mario Fuks.

 4 Participação, Movimentos Sociais e Inovações Democráticas

A linha desenvolve estudos teóricos e empíricos, a partir de diferentes perspectivas e abordagens metodológicas, acerca das diversas formas de participação coletiva, das relações entre distintos atores políticos e suas diferentes formas de atuação (institucionais ou não). A linha também se preocupa com o impacto gerado por essas práticas participativas no plano subjetivo, societário e institucional e, consequentemente, com as possíveis mudanças nos padrões de convivência política nas sociedades contemporâneas. Nesse sentido, a linha encampa, sem se restringir a, os seguintes tópicos de estudo: (a) teorias democráticas; (b) abordagens participacionistas e deliberacionistas da democracia; (c) desenho institucional e dinâmicas participativa e representativa nas inovações democráticas; (d) movimentos sociais, ação coletiva, conflitos e protestos; (e) gestão pública e participação; (f) democracia digital e participação online; (g) linguagem, discurso e políticas públicas.

Professores vinculados: Claudia Feres – Eduardo Silva – Leonardo Avritzer – Marcus Abílio Gomes – Eleonora Cunha – Ricardo Fabrino Mendonça.

5 Teorias da Justiça, Feminismo e Pensamento Político Brasileiro

A linha acolhe investigações teóricas e empíricas dedicadas a compreender ações políticas voltadas à conquista da liberdade, ao questionamento de injustiças e à promoção de direitos. Abarca uma diversidade de temas e múltiplos enfoques sobre a liberdade, a justiça e a cidadania, enfatizando a centralidade das discussões feministas e de gênero, como também as referidas ao racismo e sua superação, nos debates contemporâneos sobre democracia e república. Ela busca também o diálogo teórico entre as grandes tradições políticas da Modernidade e a formação das matrizes do republicanismo democrático, do liberalismo democrático e do socialismo democrático no Brasil, através do estudo de seus autores e autoras clássicos e contemporâneos. Entre os tópicos de interesse da linha, destacam-se: (a) teorias da justiça e da liberdade; (b) conflitos políticos voltados à promoção da liberdade e da justiça; (c) acesso à justiça e demandas contemporâneas por direitos de cidadania; (d) reflexões críticas e pesquisas sobre o interesse público e a república; (e) feminismo e estudos de gênero na perspectiva crítica e emancipatória; (f) teorias do reconhecimento, redistribuição e representação; (g) teorias clássicas e contemporâneas do republicanismo e do socialismo democrático.

Professores vinculados: Juarez Guimarães – Marjorie Marona – Marlise Matos – Ricardo Fabrino Mendonça – Fernando Filgueiras.