Objetivos

|Objetivos (geral e específicos)

OBJETIVO GERAL:
Ser um centro de excelência acadêmica em Ciência Política, criando condições para a realização de pesquisas de ponta, para a formação de mestres e doutores altamente qualificados e para a internacionalização da ciência brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Estimular e viabilizar a realização de pesquisa de fronteira em ciência política, promovendo a produção de conhecimento inovador e relevante.

– Prover formação pós-graduada de excelência em Ciência Política, mediante uma formação teórico-metodológica consistente e tematicamente diversificada e apoiada na articulação ensino-pesquisa

– Fomentar a cooperação acadêmica, no plano nacional e no plano internacional, estimulando a estruturação de redes simétricas e colaborativas na produção do saber.

– Contribuir para o fortalecimento da Pós-graduação em Ciência Política no Brasil, por meio de ações de solidariedade e de nucleação junto a outras instituições de ensino e pesquisa, bem como da atuação constante junto a agências de pesquisa e eventos da área.

– Contribuir para o fortalecimento da formação em nível de graduação na UFMG.

– Viabilizar a publicização dos trabalhos produzidos no âmbito do Programa em eventos e periódicos qualificados, de modo a fortalecer o efetivo escrutínio sobre as investigações conduzidas.

– Promover interfaces entre a academia, o Estado e a sociedade, por meio da geração de conhecimento aplicado capaz de contribuir tanto para a elaboração e a avaliação de políticas públicas, como para a solução de problemas sociais por meio de outros instrumentos.

– Resguardar os princípios éticos da pesquisa na área de ciências humanas.