Processo seletivo

| Processo seletivo

O processo seletivo do PPGCP/UFMG ocorre no segundo semestre de todos os anos, sendo regido por um edital específico publicado no início do processo.

 De forma geral, a seleção do mestrado é composta por quatro etapas: (1) prova escrita de língua inglesa; (2) avaliação de currículo e de pré-projeto de pesquisa; (3) prova escrita de conhecimento em ciência política; (4) arguição oral dos candidatos com base no pré-projeto apresentado.

 A seleção do doutorado tem três etapas: (1) prova escrita de línguas estrangeiras; (2) avaliação de currículo e de projeto de pesquisa; (3) arguição oral dos candidatos com base no projeto apresentado.

 Os processos seletivos são conduzidos por bancas compostas por três docentes. Arguições orais de candidatos ao mestrado e ao doutorado podem ser feitas por videoconferência. O número de vagas é definido anualmente. Em 2016, ofertaram-se 16 vagas para o mestrado e 16 vagas para o doutorado.

 Além disso, o PPGCP/UFMG admite alunos estrangeiros selecionados a partir do Programa PEC-PG da Capes. Informações sobre o funcionamento do referido programa estão disponíveis em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/07102016-Manual-CAPES-PEC-PG.pdf

 Para mais informações sobre processos seletivos, favor encaminhar mensagem para selecaoppgcp@fafich.ufmg.br