O próximo passo é requerer o diploma na secretaria do PPG Psicologia.

As declarações de defesa emitidas pelo PPG Psicologia só possuem validade de 30 dias, a partir da data de defesa. A partir de 30 dias após a data de defesa, não são emitidas mais essas declarações, sendo o pedido de diploma o documento válido para comprovação de defesa.

Para requerer o diploma, após a defesa, são necessários três passos:

1 – submeter um artigo referente à sua dissertação e encaminhar o e-mail de submissão à secretaria

2 – Pegar na secretaria a folha de aprovação da sua defesa que deve ser encadernada e digitalizada para envio às bibliotecas Central e da FAFICH

3 – Emitir e providenciar a documentação que consta no formulário de requerimento de diploma disponível em nosso site.

A entrada no PPG Psicologia é anual e, geralmente, acontece no início do ano, com as aulas começando em março. Os editais de seleção são divulgados a partir do meio do ano. Caso você queira entrar no mestrado ou doutorado em 2016, terá que participar do processo seletivo que ocorre em 2015 e assim por diante.

Tenho uma graduação que não é em psicologia. Posso tentar o mestrado em psicologia?

Sim. Para tentar o mestrado basta ter uma graduação superior reconhecida pelo MEC

Não. Como todos os cursos de mestrado e doutorado da UFMG e das universidades públicas, ele é gratuito.

As aulas no PPG Psicologia acontecem no período da manhã e da tarde, não havendo aulas no turno da noite.

Atualmente, é permitido que o ingressante aproveite somente uma disciplina cursada como disciplina isolada.

Essa informação consta em nossa página, disponível em Processo Seletivo è Disciplinas isoladas

Basta preencher o formulário, disponível em nosso site, de marcação de defesa

Não. Há critérios definidos pelo colegiado para a participação em bancas de defesas de mestrado e doutorado no PPG Psicologia. Os critérios são:

a) O professor que participa da banca faça parte de um programa de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado).

b) O professor não pode ter participado de mais de três defesas no PPG Psicologia no triênio da CAPES.

Pelo motivo b, recomendamos que seja enviado, com antecedência, no e-mail do PPG Psicologia os nomes sugeridos para que a coordenação do curso verifique a possibilidade de participação do professor na banca, a fim de que não haja necessidade de um desconvite do professor.

Sim. É de responsabilidade do aluno preencher todos os dados solicitados no formulário de marcação de forma correta. Quanto aos professores que pertencem ao PPG Psicologia, basta o preenchimento do nome do professor. Quanto aos professores que não pertencem ao PPG Psicologia, todos os dados devem ser preenchidos de forma correta, uma vez que essa informação segue para a CAPES e é usada na avaliação do curso.

Sim. Após autorização e confirmação da banca, o aluno e o orientador devem fazer a marcação no portal MINHA UFMG. Ao aluno cabe preencher os dados da defesa, tais como: título do trabalho, local, resumo, etc. Ao orientador cabe o preenchimento dos dados da banca. É importante que os dados estejam corretos, uma vez que são esses dados que constarão no documento emitido no dia da defesa. A não marcação no portal MINHA UFMG implica em não haver documentação no dia da banca.

Não. O PPG Psicologia faz somente o pedido de passagem à PRPG e encaminha o e-mail com os dados da compra. As reservas e transportes ficam a cargo do professor convidado para a banca.