Formulários

Os Formulários estão divididos em : bolsas, requerimento matrícula, auxílio estudante, qualificação e outros formulários.

BOLSAS

BOLSA CAPES – DS – DEMANDA SOCIAL


BOLSA FAPEMIG – PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO


BOLSA CAPES – PDSE – DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR


Requerimento de Matrícula, Trancamento e Aproveitamento de Estudos


Cadastro de Orientação

Ao fim do primeiro semestre acadêmico, os alunos de Mestrado ou Doutorado deverão escolher entre os docentes permanentes do Programa um professor orientador. A escolha deverá ser comunicada por escrito à Coordenação do Programa, em momento prévio ao encerramento do primeiro semestre acadêmico, e precisará ser homologada pelo Colegiado.


Auxílio Estudante


Estágio de docência

Norma geral sobre os Estágios de Docência:

O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.


Defesa de Projeto de Dissertação/Tese e Exame de Qualificação

Para garantir a qualidade da formação teórica e metodológica de novos pesquisadores na área da sociologia, os cursos de mestrado e doutorado prevêm procedimentos de avaliação prévios à defesa da dissertação (mestrado) e da tese (doutorado).

Nível de mestrado

O aluno de mestrado deverá submeter, seu projeto de pesquisa, a uma banca de qualificação até o final do terceiro semestre acadêmico. A banca deverá estar constituída por três membros docentes possuidores do título de Doutor ou grau equivalente, sendo pelo menos dois deles membros do corpo permanente do Programa.

Nível de doutorado

Sugere-se que o aluno de doutorado faça o exame de qualificação até o final do quarto semestre acadêmico. O Exame de Qualificação terá duas modalidades:

(1) ou, prova escrita que teste o domínio do aluno sobre conteúdo referente à Teoria Sociológica Geral e à base teórica e metodológica de uma das Linhas de Pesquisa do Programa, a ser escolhida pelo estudante (dentre aquelas existentes). A avaliação no Exame de Qualificação terá pesos diferentes para as seções sobre Teoria Sociológica Geral e sobre a Linha de Pesquisa selecionada, sendo este de 1/3 para a primeira e de 2/3 para a segunda.

(2) ou, publicação de um artigo inédito em revista indexada e com mecanismo de revisão por pares (qualis mínimo B1), no qual o aluno demonstre domínio da teoria sociológica geral e da teoria específica da linha de pesquisa, assim como das estratégias metodológicas que resultem pertinentes para o desenvolvimento da problemática selecionada. A publicação desse artigo deve ser no período de doutoramento do aluno no programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Caso o estudante seja reprovado no Exame de Qualificação, ele deverá prestar um novo exame, respeitando-se o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses após ingresso no Curso. O estudante que for reprovado duas vezes no Exame de Qualificação será automaticamente desligado do Curso.

O aluno de doutorado deverá submeter também, seu projeto de pesquisa, a uma banca de qualificação até o final do quinto semestre acadêmico. A Comissão Examinadora do Projeto de Tese será composta por três professores indicados pelo orientador ao Colegiado, dois dos quais obrigatoriamente do quadro de docentes permanentes do Programa.

Obs¹: Para fazer o agendamento da banca de defesa de projeto é necessário entregar na secretaria o formulário de proposta de agendamento de banca de defesa de projeto preenchido, com até 30 dias de antecedência

Obs²: A reserva da sala para a defesa é feita pela secretaria.


Defesa de Dissertação/Tese

A Dissertação de Mestrado deverá ser defendida publicamente até o final do quarto semestre acadêmico, perante Comissão de pelo menos três professores, portadores do título de doutor ou grau equivalente, sendo um necessariamente externo ao Programa.

A defesa de Tese será realizada perante a Comissão Examinadora aprovada pelo Colegiado do Programa, e deverá ser constituída de pelo menos cinco membros titulares portadores do título de Doutor ou grau equivalente, entre os quais o orientador que a preside e, pelo menos, dois professores externos aos quadros da UFMG,  até o final do oitavo semestre acadêmico.

Obs¹: Para marcar a banca de defesa é necessário que o(a) aluno(a) e o(a) seu/sua orientador(a) façam a marcação pelo sistema da MinhaUFMG, com antecedência mínima de 30 dias.

Obs²: A reserva da sala/auditório para a defesa é feita pela secretaria.


Requerimento de diploma


Questionário para alunos egressos do programa

Outros Formulários