Avaliação CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da FAFICH/UFMG (PPGS/FAFICH/UFMG) recebeu a nota 6 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Avaliação CAPES

Avaliação Pós – Graduação Stricto Sensu

A avaliação da pós-graduação, criada em 1976, é um instrumento de grande importância à concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais. Além do acompanhamento anual, todos os programas de pós-graduação stricto sensu são submetidos a uma criteriosa avaliação periódica, cujos resultados são publicamente divulgados. Essa avaliação, atualmente, é realizada a cada 4 (quatro) anos. Os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2, tem canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado por ele oferecidos; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da avaliação dos cursos novos e da Avaliação Periódica da Capes.

Como interpretar as notas atribuídas aos programas de mestrado e doutorado das Instituições de ensino superior brasileiras?

 A Portaria Ministerial n.º 1.418, de 23/12/98, condiciona a validade nacional dos diplomas de pós-graduação stricto sensu ao mérito reconhecido na avaliação da Capes, que é procedida por consultores especializados das diversas áreas do conhecimento, atuantes no magistério superior e na pesquisa.

Conheça alguns detalhes da sistemática de avaliação:

  • Ela é efetuada por programas e as notas distribuídas entre 1 e 7;
  • Notas superiores a 5 somente são atribuídos a programas com elevado padrão de excelência e que tenham cursos de doutorado;
  • Programas de nota 7 são aqueles com desempenho claramente destacado dos demais, inclusive dos de nota 6;
  • Os programas que oferecem apenas cursos de mestrado podem obter, no máximo, nota 5;
  • Os programas que receberem notas 1 e 2 deixam de ser recomendados pela Capes;
  • Os resultados das avaliações de todos os programas são encaminhados ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES, da Capes e ao Conselho Nacional de Educação – CNE, para homologação e, em seguida, ao Ministro de Estado da Educação para o ato de reconhecimento que é necessariamente publicado no Diário Oficial.