Pós-graduação

O Departamento de Psicologia conta, atualmente, com dois Programas de Pós-graduação, ambos oferecendo cursos de mestrado e doutorado, a saber:

  • Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi)

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPgPsi) teve seu início em 1989, com a criação do Mestrado em Psicologia com uma única área de concentração, a saber:  em Psicologia Social. Hoje conta com dois níveis de ensino: mestrado e doutorado. Além disso, se organiza em três áreas de concentração – Psicologia Social, Estudos Psicanalíticos e  Desenvolvimento Humano – embora que a última em processo de extinção. Na primeira área de concentração os professores e alunos atuam agrupando-se segundo três linhas de pesquisa:  (1) Cultura, Modernidade e Subjetividade; Política, Participação Social e Processos  de Identificação; e (3) Trabalho, Sociabilidade e Saúde. Na segunda área de concentração todas as atividades se articulam na linha de pesquisa designada como Conceitos Fundamentais em psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura.  O programa na última avaliação da CAPES recebeu a atribuição do conceito 5, que traduz sua história e atuação consolidada.

Para mais informações sobre este programa, acesse: http://www.fafich.ufmg.br/ppgpsicologia/

  • Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPGCogCom)

Iniciou o funcionamento em 2017, com os cursos de mestrado e doutorado. Surgiu a partir do desejo de um grupo de professores em criar um espaço de pesquisa especializado, focado nos estudos que envolvam a investigação de aspectos cognitivos e comportamentais, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, dentro do escopo da Psicologia e áreas afins. Dentre os objetos de estudo contemplados destacam-se a memória, a linguagem, a atenção, o comportamento simbólico e as demais funções mentais superiores. Abarca, ainda, pesquisas que contemplam a intervenção e avaliação dos processos básicos e superiores citados acima, a avaliação de padrões comportamentais e cognitivos que caracterizam a personalidade, bem como as diferenças individuais em inteligência. Os aspectos cognitivos e comportamentais citados são estudados tanto em indivíduos com desenvolvimento saudável, como em indivíduos com transtornos psicológicos e cognitivos específicos. O programa possui duas linhas de pesquisa: Mensuração e Intervenção em Psicologia e Neuropsicologia do Desenvolvimento.

Para mais informações sobre este programa, acesse: http://www.fafich.ufmg.br/psicogcom/