Serviço de Psicologia Aplicada – SPA

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é uma clínica-escola que reúne um conjunto de atendimentos psicológicos acessíveis à população, realizados por alunos supervisionados por professores do curso de graduação em Psicologia da UFMG. O serviço é destinado à comunidade da universidade e ao público externo. Atualmente, o SPA conta com atendimentos individuais, em grupo (vinculados a pesquisa) e avaliações psicológicas.

A clínica foi criada em 1969, com o nome de Centro de Aplicação da Psicologia (CEAP), cumprindo uma exigência legal para o funcionamento do Curso de Psicologia. Segundo o projeto inicial da clínica, esse era “o local da prática psicológica através da prestação de serviços à comunidade”. A partir de 2012, já como SPA, a clínica deixou de integrar o Departamento de Psicologia e passou a ser vinculada à diretoria da Fafich. Mesmo assim, a administração do Serviço continua sendo exercida por professores da Psicologia.

Visando otimizar o processo de atendimento no SPA foi criado o projeto de “Acolhimento”, o qual é conduzido por alunos de graduação sob supervisão semanal de um professor. Depois de um primeiro contato por telefone, os clientes são recebidos pelos alunos para uma triagem, que tem como objetivos verificar a necessidade ou não do atendimento psicológico e encaminhar cada cliente para o tratamento mais adequado ao seu caso. O serviço de acolhimento tem melhorado a adesão ao tratamento e o vínculo dos clientes com o SPA.

O contato com o SPA pode ser feito através do telefone (31) 34095070, pelo e-mail spa@fafich.ufmg.br, ou diretamente na Fafich, no segundo andar do prédio, na sala 2062. Os valores dos atendimentos variam de acordo com as possibilidades de cada cliente.

Site do SPA: