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Cursos/Eventos

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Cursos

Realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais e com apoio do Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD), o Curso de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade Especialização, Transtornos do Espectro do Autismo tem como objetivo promover o aprofundamento teórico-prático em Transtorno do espectro do autismo (TEA) a partir da literatura científica atual, fornecer instrumental ético, técnico e jurídico para a atuação junto às crianças, adolescentes e adultos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de TEA, bem como para atuação junto a seus familiares e às instituições educacionais, qualificando a atuação dos profissionais nesta área do conhecimento.

A oferta deste curso, pioneiro em Minas Gerais, visa garantir uma formação atual, panorâmica, prática e consistente dos modelos teóricos e de intervenção direcionados ao TEA, amparados pelo conhecimento de áreas afins que o perpassam. Trata-se, portanto, de um curso de especialização de vocação transdisciplinar e com carga prática.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Luísa M. Nogueira.

Sala 2000, FAFICH – Campus Pampulha.

Assim como as versões francesa e inglesa das quais se origina, o Dislexia Brasil é um curso online gratuito para capacitar professores sobre o que é a dislexia, como a identificar e o que se deve fazer em casos de suspeita de dislexia. É relevante para todos os professores, precisamente, porque todos eles podem encontrar alunos com dislexia com um grau maior ou menor em suas salas de aula. Foi elaborado para ser adotado e sistematicamente usado pelas autoridades educacionais, como um módulo essencial nos cursos de formação de professores nos níveis municipal, estadual e nacional. Permite que todos os professores se tornem eficientes sobre como adaptar o seu ensino às necessidades de aprendizagem individuais de seus alunos em sala de aula de forma a criar um contexto de educação inclusiva. Por focar no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, as informações disponibilizadas são úteis para todos os tipos de crianças. Trata-se, portanto, de uma solução eficiente e de baixo custo para elevar os níveis de alfabetismo e reduzir o fracasso e a evasão escolar.

Coordenação: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro

Pesquisadoras: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro e Dra. Leonor Sciliar-Cabral.

Colaboração: Dr. Vincent Goetry