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Fone: (31)3409-6302 ou (31)3409-5133;  e-mail:ppg.psi.cogcom@gmail.com

SECRETARIA, sala 4000, 4° andar – FAFICH:  Segunda e Quarta: 13:30h às 16:00h / Terça e Quinta 09:00h as  12:00h

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO, sala 2027, 2° andar, FAFICH: Fone: (31) 3409-5085  Quarta: 10:30 às 16:00, Quinta: 16:00 às 21:30, Sexta: 08:00 às 13:30.

Cursos/Eventos

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Eventos

O Programa de Pós Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG CogCom) convida a toda a comunidade para participar do 1º CogCom Pipoca! Vamos assistir ao filme Orações para Bobby e conversar sobre prevenção do suicídio com os convidados Luciene Lopes e Santhiago Souza. O evento acontecerá no dia 19/09/2019, às 16h30, no auditório Prof. Bicalho (1º andar da FAFICH, ao lado da biblioteca). O evento é gratuito, aberto a todos e iremos distribuir pipoca.

Sobre o evento: O CogCom Pipoca é uma iniciativa do Programa de Pós Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento que almeja levantar discussões acerca de temas relevantes para a comunidade interna e externa à UFMG, de forma acessível e clara, utilizando mídias visuais como ferramenta.

Palestrantes: Luciene Lopes é Psicóloga Hospitalar do hospital João XXIII e mestranda no PPG CogCom com ênfase em prevenção do suicídio. É também preceptora e docente do programa de residência multidisciplinar da FHEMIG, membro da ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e professora do curso anual de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Sotamig.

Santhiago Souza é doutorando pelo PPG CogCom, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG), especialista em Gestão em Saúde (Fiocruz), especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (Instituto Cognitivo) e tem formação clínica em Terapias Cognitivas (Instituto WP). Também tem experiência como psicólogo da saúde pelo Ministério da Saúde, é docente e supervisor de estágios de cursos da área da saúde, Terapeuta Cognitivo-comportamental e membro do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) da UFMG.

Link do evento: bit.ly/cogcompipoca

Mais informações sobre o local do evento e o filme:

Local do evento: O Auditório Bicalho fica no 1º andar da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (FAFICH), ao lado da biblioteca, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha. A UFMG fica no endereço Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Sinopse do filme Orações para Bobby: Mary Griffith (Sigourney Weaver) é uma devota cristã que criou seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Todos da família lentamente entram em acordo com a homossexualidade de Bobby, menos Mary que acredita que Deus pode curar o filho. Querendo agradá-la, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide sair de casa.

Classificação indicativa: 14 anos.

Organizadores: Camila Batista Peixoto; Fernanda Rocha de Freitas; Luciano da Silva Amorim; Marina Luiza Nunes Diniz; Willian de Sousa Rodrigues.

Contato: cogcompipoca@gmail.com

Assim como as versões francesa e inglesa das quais se origina, o Dislexia Brasil é um curso online gratuito para capacitar professores sobre o que é a dislexia, como a identificar e o que se deve fazer em casos de suspeita de dislexia. É relevante para todos os professores, precisamente, porque todos eles podem encontrar alunos com dislexia com um grau maior ou menor em suas salas de aula. Foi elaborado para ser adotado e sistematicamente usado pelas autoridades educacionais, como um módulo essencial nos cursos de formação de professores nos níveis municipal, estadual e nacional. Permite que todos os professores se tornem eficientes sobre como adaptar o seu ensino às necessidades de aprendizagem individuais de seus alunos em sala de aula de forma a criar um contexto de educação inclusiva. Por focar no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, as informações disponibilizadas são úteis para todos os tipos de crianças. Trata-se, portanto, de uma solução eficiente e de baixo custo para elevar os níveis de alfabetismo e reduzir o fracasso e a evasão escolar.

Coordenação: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro

Pesquisadoras: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro e Dra. Leonor Sciliar-Cabral.

Colaboração: Dr. Vincent Goetry

Realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais e com apoio do Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD), o Curso de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade Especialização, Transtornos do Espectro do Autismo tem como objetivo promover o aprofundamento teórico-prático em Transtorno do espectro do autismo (TEA) a partir da literatura científica atual, fornecer instrumental ético, técnico e jurídico para a atuação junto às crianças, adolescentes e adultos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de TEA, bem como para atuação junto a seus familiares e às instituições educacionais, qualificando a atuação dos profissionais nesta área do conhecimento.

A oferta deste curso, pioneiro em Minas Gerais, visa garantir uma formação atual, panorâmica, prática e consistente dos modelos teóricos e de intervenção direcionados ao TEA, amparados pelo conhecimento de áreas afins que o perpassam. Trata-se, portanto, de um curso de especialização de vocação transdisciplinar e com carga prática.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Luísa M. Nogueira.

Sala 2000, FAFICH – Campus Pampulha.

Assim como as versões francesa e inglesa das quais se origina, o Dislexia Brasil é um curso online gratuito para capacitar professores sobre o que é a dislexia, como a identificar e o que se deve fazer em casos de suspeita de dislexia. É relevante para todos os professores, precisamente, porque todos eles podem encontrar alunos com dislexia com um grau maior ou menor em suas salas de aula. Foi elaborado para ser adotado e sistematicamente usado pelas autoridades educacionais, como um módulo essencial nos cursos de formação de professores nos níveis municipal, estadual e nacional. Permite que todos os professores se tornem eficientes sobre como adaptar o seu ensino às necessidades de aprendizagem individuais de seus alunos em sala de aula de forma a criar um contexto de educação inclusiva. Por focar no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, as informações disponibilizadas são úteis para todos os tipos de crianças. Trata-se, portanto, de uma solução eficiente e de baixo custo para elevar os níveis de alfabetismo e reduzir o fracasso e a evasão escolar.

Coordenação: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro

Pesquisadoras: Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro e Dra. Leonor Sciliar-Cabral.

Colaboração: Dr. Vincent Goetry