a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Tel: (31)3409-5042          e-mail: ppg.psi.cogcom@gmail.com          horário de atendimento: 08:00h as 12:00h

Informações para os alunos

  /  Informações para os alunos

Bolsas de estudo

Matrícula

A matrícula é realizada pelo sistema Minha UFMG em período que antecede o início do semestre letivo, conforme e-mail enviado pela secretaria do PPGCOGCOM/UFMG.

Os discentes que estiverem ingressando no programa deverão entregar os documentos requeridos no edital para obterem um número de matrícula. Esse número será necessário para o acesso ao portal Minha UFMG e realização da matrícula online.

A não renovação da matrícula no período indicado levará à exclusão do curso.

Por meio do portal Minha UFMG, o discente deverá elaborar uma proposta de matrícula que será enviada para seu o orientador, que, por sua vez, poderá aprovar ou sugerir mudanças na proposta. Deverá estar atento à grade curricular e aos prazos para o cumprimento da carga horária obrigatória do curso.

Durante a fase de elaboração de dissertação ou tese, o discente deverá se matricular em “Elaboração de Trabalho Final”.

Orientações para dissertações e teses:

Conforme os artigos 64 a 72 do Regimento do PPGCOGCOM/UFMG:

Para ser admitido à defesa de dissertação ou tese, o candidato deverá:

  1. ter obtido o número de créditos exigidos pelo curso, incluindo os referentes a todas as disciplinas obrigatórias;
  2. ter sido aprovado em Exame de Língua Estrangeira, realizado em conformidade com resolução específica do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  3. ter tido seu Projeto de Dissertação ou seu Projeto de Tese aprovado pelo Colegiado;
  4. ter obtido a anuência de seu orientador para a defesa;
  5. estar regularmente matriculado;
  6. ter obtido aprovação no exame de qualificação;
  7. já ter publicado, ou já ter aceite para publicação de, pelo menos, um artigo em revista indexada de reconhecida qualidade, em caso de candidato a título de Doutor.

A critério do orientador e do mestrando, a dissertação poderá ser apresentada sob a forma de um volume contendo:

  1. Apresentação, justificativa e definição dos objetivos;
  2. Dois artigos científicos: um sobre a revisão da literatura referente ao tema pesquisado e outro contendo os resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa, estando ambos de acordo com as normas de determinada revista científica de reconhecida qualidade e em condições de serem publicados;
  3. Conclusão da dissertação.

A critério do orientador e do doutorando, a tese de doutorado poderá ser apresentada sob a forma de um volume contendo:

  1. Apresentação, justificativa e definição dos objetivos;
  2. Três artigos científicos: um sobre a revisão da literatura referente ao tema pesquisado ou sobre o método empregado e dois sobre os resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa, estando os três artigos de acordo com as normas de determinada revista científica de reconhecida qualidade e em condições de serem publicados, com pelo menos um artigo já tendo recebido o aceite para publicação;
  3. Conclusão da tese.

O orientador do candidato ao título de Mestre ou Doutor deverá requerer ao Coordenador do Curso as providências necessárias à defesa, encaminhando à Secretaria um exemplar da dissertação ou tese para cada membro da banca.

A data da defesa será afixada pelo Colegiado no quadro de avisos da Secretaria do PPGCOGCOM/UFMG num prazo mínimo de 30 dias, a contar da data de apresentação do requerimento da defesa.

Será considerado aprovado na defesa de dissertação ou tese o candidato que obtiver a aprovação unânime da Comissão Examinadora. Quando for necessária elaboração adicional ou revisão parcial ou total, a comissão poderá aprovar a dissertação ou tese sob a condição de não haver qualquer voto de reprovação, devendo a comissão encaminhar por escrito as alterações recomendadas. O aluno deverá fazer as correções no prazo de trinta dias e o orientador verificar se todas as modificações sugeridas foram incorporadas.

No caso de insucesso na defesa de dissertação ou de tese, ou trabalho equivalente, mediante proposta justificada da Comissão Examinadora, poderá o Colegiado de Curso dar oportunidade ao aluno de, em no prazo máximo de 3 (três) meses, apresentar nova versão do trabalho.

O estudante será excluído caso não cumpra os limites de prazo para obtenção de grau estabelecidos pelo Regulamento do Curso.

Para saber mais, acesse o Regimento do PPGCOGCOM/UFMG

Grade de horários:

Editais:

Seminários de Qualificação

O exame de qualificação consiste em uma arguição oral do projeto de pesquisa e em sugestões para a elaboração da dissertação ou tese. Ele deve ser realizado após o aluno ter obtido todos os créditos exigidos no curso, até o final do segundo semestre, no nível de Mestrado, e até o final do quarto semestre, no nível de Doutorado.

Havendo justificativa aceita pelo Colegiado e anuência do orientador, o aluno poderá se candidatar à qualificação sem ter obtidos todos os créditos.

Orientações gerais

  1. As bancas de qualificação serão compostas por dois membros, sendo um externo à UFMG (convidado pelo PPG) e um integrante convidado pela dupla orientador-orientando;
  2. Cada banca terá duração de 50 minutos, sendo 10 minutos reservados para apresentação e 40 minutos para as considerações dos pareceristas;
  3. Cada banca será presidida pelo orientador do aluno;

Para saber mais, acesse o Regimento do PPGCOGCOM/UFMG

Datas: 11 e 12 de Dezembro de 2017