a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Fone: (31)3409-6302 ou (31)3409-5133;  e-mail:ppg.psi.cogcom@gmail.com

SECRETARIA, sala 4000, 4° andar – FAFICH:  Segunda e Quarta: 13:30h às 16:00h / Terça e Quinta 09:00h às  12:00h

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO, sala 2027, 2° andar, FAFICH: Fone: (31) 3409-5085 Atendimento de segunda a sexta: 08:00h às 22:00h

Mensuração e Intervenção Psicológica

  /  Mensuração e Intervenção Psicológica

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Professor do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Cognição e Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: investigações sobre a arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo.

Professora permanente (mestrado e doutorado)

      

Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência, personalidade, WAIS-III, psicometria, avaliação psicológica, envelhecimento. Recentemente tem se dedicado a temas em saúde ocupacional.

Professora permanente (mestrado)

      

Minha formação acadêmica é em Psicologia com maior dedicação à Avaliação Psicológica. Os interesses principais de investigação estão relacionados a processos de avaliação psicológica e construção de instrumentos voltados à infância e adolescência. Nesta temática, tenho desenvolvido estudos voltados a avaliação de fenômenos relacionados ao desenvolvimento infantil e à Psicologia Positiva tais como: vulnerabilidade e resiliência, criatividade, competências socioemocionais, altas habilidades/superdotação, ansiedade, stress e manejo emocional.  

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Minha formação acadêmica foi em psicologia clínica e avaliação psicológica. Desde então, venho organizando meus interesses de pesquisa em duas linhas. A primeira envolve temas relacionados ao suicídio, à depressão e a outros problemas internalizantes. Dentro deste escopo, estão projetos que vinculam o efeito do estresse na ativação de crenças e de pensamentos disfuncionais, embasado no conceito de vulnerabilidade cognitiva. Tenho interesse também em pesquisas que envolvam o estudo da eficácia e efetividade em intervenções clínicas (restritas ao doutorado). A segunda linha de pesquisa trata do desenvolvimento e da adaptação de instrumentos ligados à Terapia Cognitiva e Psicologia da Família.

Professora permanente (mestrado e doutorado)

      

 

Possuo formação e background na área de avaliação psicológica, diferenças individuais e neurociências, com pesquisas voltadas para os contextos de educação e saúde, em sua maioria. Meus interesses de pesquisa atuais concentram-se em duas linhas de pesquisa principais: personalidade, competências socioemocionais, perfeccionismo e saúde mental, com estudos voltados à adaptação e construção de medidas para avaliação do perfeccionismo, em seus aspectos positivos e negativos, e como ele se relaciona à personalidade, laços parentais, aliança terapêutica, produtividade, regulação da emoção e saúde mental (ansiedade, depressão, transtornos alimentares, burnout, bem-estar subjetivo); e avaliação e treinamento cognitivo, com pesquisas voltadas à adaptação e construção de medidas para avaliação digital/informatizada de processos cognitivos/inteligência e desenvolvimento de programas informatizados ou não para treinamento cognitivo em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Estou aberta a contatos de potenciais pós-graduandos interessados nestes tópicos ou em tópicos relacionados.

Professora permanente (mestrado)

      

Tenho formação em Gerontologia e Saúde Coletiva. Meus principais focos de estudo são na área da psicologia do envelhecimento e em aspectos epidemiológicos da saúde do adulto e do idoso.

Atualmente, conduzo pesquisas clínicas e de base populacional voltadas para intervenção e identificação de fatores comportamentais, sociais e de estilo de vida relacionados aos desfechos desfavoráveis na velhice como a dependência funcional, o declínio cognitivo, a síndrome demencial e a depressão. Além disso, tenho interesse no estudo de fatores psicossociais do curso de vida associados a desfechos positivos na velhice como a satisfação com a vida e a funcionalidade cognitiva.  

Interessados nestes temas de pesquisa podem fazer contato: pricilaribeiro@ufmg.br