a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Fone: (31)3409-6302 ou (31)3409-5133;  e-mail:ppg.psi.cogcom@gmail.com

SECRETARIA, sala 4000, 4° andar – FAFICH:  Segunda e Quarta: 13:30h às 16:00h / Terça e Quinta 09:00h as  12:00h

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO, sala 2027, 2° andar, FAFICH: Fone: (31) 3409-5085  Quarta: 10:30 às 16:00, Quinta: 16:00 às 21:30, Sexta: 08:00 às 13:30.

Neuropsicologia do Desenvolvimento

  /  Neuropsicologia do Desenvolvimento

Professora permanente (mestrado e doutorado)

      

A Profª Drª. Ângela Pinheiro é membro do Painel de Consultores Científicos da organização Dyslexia International (www.dyslexia-international.org), uma ONG com relações operacionais com a UNESCO e que tem como meta a elaboração e distribuição gratuita  em todo o mundo de e-cursos e MOOCs sobre alfabetização e sobre a identificação precoce e ensino de crianças com dificuldades gerais e/ou específicas na aprendizagem da leitura e da escrita. É, também, fundadora e coordenadora do site DislexiaBrasil.  Seus interesses de pesquisa são a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita, a construção de medidas de reconhecimento de palavras, a dislexia do desenvolvimento e o teste experimental do DislexiaBrasil e do curso Dislexia: Causas e Consequências como ferramentas de formação a distância de professores do ensino básico.

Professor Permanente (doutorado)

      

Tenho interesse em orientar trabalhos com enfoque em psicologia cognitiva e neurociência cognitiva, com ênfase especial na investigação dos processos cognitivos e neurais subjacentes a codificação e evocação de memórias episódicas. Dentre os trabalhos que desenvolvemos, alguns possuem aplicações na área jurídica (psicologia do testemunho) e na área da educação, sendo que os últimos buscam descobrir estratégias de memorização que promovam o aprendizado. Nos trabalhos com enfoque neurocientífico, buscamos investigar a atividade neural subjacente a processos de evocação de memórias por meio de eletroencefalografia e técnicas de potenciais relacionados a eventos (EEG-ERP).

Professora permanente (mestrado e doutorado)

    

Professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Lecionou no programa de pós-graduação do departamento de Psicologia da University of Texas-Austin (EUA) em 2014, como parte de uma premiação concedida pelo Centro de Estudos Brasileiros daquela universidade. Atualmente é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e membro do corpo editorial da revista Psicologia Reflexão & Crítica e da Applied Psycholinguists. Seus interesses de pesquisa são desenvolvimento sóciocognitivo; desenvolvimento da linguagem oral e escrita e transtornos da aprendizagem.

Professor permanente (mestrado e doutorado)

      

Sou professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPGCOGCOM/UFMG) na Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho experiência em Psicologia Experimental, atuando principalmente com temas relacionados a controle de estímulos, discriminações condicionais e equivalência de estímulos. Atualmente, os experimentos conduzidos pela minha equipe de pesquisa estão relacionadas a investigação de processos de aprendizagem envolvendo habilidades musicais rudimentares, a investigação de sinais eletrofisiológicos na formação de classes de estímulos equivalentes e, também, a investigação de redes relacionais por meio do IRAP (Implicit Relational Assessment Procedure).

Professor permanente (mestrado)

      

Possuo formação e experiência em Análise Experimental do Comportamento, com ênfase em análise comportamental de processos cognitivos. Trabalho com modelos comportamentais que simulam o estabelecimento de relações simbólicas em variadas condições experimentais. Meus interesses de investigação miram, principalmente, processos psicológicos envolvidos na produção da linguagem e de outros comportamentos simbólicos. Tenho disponibilidade para orientar alunos de pós-graduação com interesses similares.

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

    

Minha formação e interesse de pesquisa estão centrados na área da Análise do Comportamento e na interlocução com a Psicologia do Desenvolvimento, especialmente com foco na aquisição de processos básicos da fala e do desenvolvimento da função simbólica em geral.  Meus interesses de pesquisa atuais concentram-se em investigações experimentais dirigidas à população de crianças pequenas, com ou sem deficiência, com estudos voltados para a compreensão de processos interativos educacionais, desenvolvimento da fala e de seus requisitos, desenvolvimento sociocognitivo (como imitação e cooperação entre pares) e processos básicos no desenvolvimento da cognição e função simbólica (como repertórios de discriminação simples e complexa, aquisição e desenvolvimento de repertórios de categorizar, por exemplo).

Há também um interesse de pesquisa mais recente na área da formação, objetivando desenvolver material didático (didática e características da supervisão e protocolos de intervenção, por exemplo) para a formação de terapeutas, na busca de aprimorar evidências a respeito da terapia analítico comportamental.

Estou aberta a contatos de potenciais pós-graduandos interessados nestes tópicos, seja para investigações experimentais ou estudo teórico-conceituais voltados para esses temas. Pode ser avaliado o interesse em tópicos relacionados a outros assuntos dentro da abordagem analítico comportamental desde que com foco na investigação do desenvolvimento de repertórios envolvidos em processos de cognição e linguagem com implicação para área da educação e da saúde.

Professor Permanente (mestrado e doutorado)

      

Trabalho com neuropsicologia do desenvolvimento. Minha área de atuação é a cognição numérica, principalmente as dificuldades de aprendizagem da matemática (p. ex., discalculia do desenvolvimento, ansiedade matemática). Estudo: a) mecanismos genéticos e cognitivos implicados na aprendizagem da aritmética e suas dificuldades; b) fatores de risco e impacto psicossocial das dificuldades de aprendizagem de matemática sobre os alunos, família e professores; c) instrumentos de diagnóstico e procedimentos de intervenção para as dificuldades de aprendizagem de matemática. Atuo tanto na pesquisa básica (teste de hipóteses e modelos cognitivos) quanto translacional (fundamentação da neuropsicologia em evidências). Aceito alunos de mestrado e doutorado com experiência prévia em pesquisa (p. ex., iniciação científica na graduação, leitura avançada em inglês, interesse por estatística etc.) e disponibilidade para se envolver com pesquisa em tempo integral. Tenho um blog sobre Neuropsicologia e desenvolvimento humano (http://npsi-dev.blogspot.com.br).

Contato: vghaase@gmail.com  

Professora colaboradora (mestrado)

      

Com formação em Psicologia Experimental, possui interesse de pesquisa em questões conceituais da Análise do Comportamento e em processos básicos e questões aplicadas na área de cognição e linguagem, com ênfase no estudo da função simbólica, na investigação de processos básicos de aprendizagem e no desenvolvimento de procedimentos de ensino de habilidades envolvendo comportamento simbólico.