O lugar da psicanálise na cultura e na Universidade é gerador de alianças e dissensões. A proposta de S. Freud foi claramente a da criação de uma nova ciência. Embora o debate epistemológico tenha cedido espaço para as questões fundamentais da ética e do desejo do psicanalista, a partir das contribuições de J. Lacan, não podemos desconsiderar a posição de Freud nem algumas posições do próprio Lacan que nunca deixou de tentar uma formalização lógico-matemática da psicanálise. Pretendemos com este curso retomar a discussão sobre esses temas tendo como base, aportes das filosofias de Martin Heidegger e de Alain Badiou, bem como da lógica e da topologia lacanianas. Trata-se de sustentar a questão epistêmica original proposta por Freud considerando-se os avanços lógico-matemáticos propostos pelo psicanalista francês. Examinaremos textos dos autores citados e que discutem e ampliam o conceito de “ciência”, além de textos que apresentam a psicanálise como sendo uma ciência ela própria (S. Freud e J. Lacan), e de outros que tratam diretamente os problemas da psicanálise em linguagem lógico-matemática (Lacan).
Ministradores:
Wanderley Magno de Carvalho (doutor em Psicologia pela UFMG – 2017).
Mardem Leandro Silva (doutorando do PPG-Psi-FAFICH).
Roberto Lopes Mendonça (Doutor em Psicologia pela UFMG – 2018).
Objetivos:
Os objetivos deste curso são o de fomentar a discussão sobre a cientificidade da psicanálise, o de destacar e refletir sobre passagens das obras de Freud e de Lacan que nos possibilitam sustentar a aposta do mestre vienense, e o de promover debates e ideias que gerem novas pesquisas nesta área. Para tanto serão abordados textos filosóficos relativos ao problema das ciências Modernas e contemporâneas, e textos nos quais são expostas a proposta de Freud, a lógica e a topologia de Lacan.
Público-alvo: Psicólogos, psicanalistas, estudantes de Psicologia, de Psicanálise, público interessado.
Programa do curso:
Módulo I – Fundamentos de uma discussão sobre a cientificidade da psicanálise – 20hs/aula
As diversas concepções de ciência e sua pluralidade.
A crítica de Martin Heidegger à ontoteologia metafísica e sua crítica à ciência teológica.
Alain Badiou e as ciências como procedimento de verdades.
Sigmund Freud e a defesa da psicanálise como uma ciência.
Módulo II – Fundamentos da lógica lacaniana – 20hs/aula
Freud e a lógica do inconsciente: o contexto da revolução lógica;
Lacan e a lógica do significante: o inconsciente decorre do puro lógico;
A virada lógico-matemática: o significante e a teoria dos conjuntos;
A lógica do sujeito: o significante, a letra e o matema.
Módulo III – Fundamentos da topologia lacaniana 20hs/aula
A topologia no ensino de Lacan
As diversas topologias lacanianas (significante, grafo, superfície, nós)
De um primeiro a um segundo Lacan – do conjunto à categoria
De nominações e suplência
Duração: Sessenta horas divididas em três módulos de vinte horas/aula.
Inscrições abertas no site da FUNDEP