PAINEL PSILACS PAUTA (3ª Edição) – Contra-colonização: A Estratégia Quilombola (Nêgo Bispo)

Conferência com o convidado Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, promovida pelo eixo de pesquisa que investiga “As consequências psíquicas da escravidão”, no âmbito das atividades do Núcleo PSILACS/UFMG.

Nêgo Bispo é lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo Saco-Curtume, localizado no município de São João do Piauí/PI, semiárido piauiense. O convidado é ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra. Atualmente, é membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Foi presidente do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Francinópolis/PI e diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG/PI).

O encontro pretende discutir a noção de Contra-Colonização, que diz respeito aos processos de resistência em defesa de territórios, e localizar a estratégia quilombola dentro deste contexto de preservação cultural no país. A atividade pretende, assim, estabelecer conexões que permitam pensar, a partir das estratégias de resistências quilombolas, propostas de soluções e intervenções relativas aos altos índices de mortalidade que afetam de forma preocupante a população negra e jovem no Brasil.

Horário: Quarta-feira, 18 de julho às 18:00 – 21:00

Local: Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 – Funcionários, 30140-091 Belo Horizonte

 

 

 

Comentários estão fechados