Apresentação

O curso de Publicidade e Propaganda da UFMG oferta anualmente 40 vagas, preenchidas no 1º semestre de cada ano, no turno da manhã. A formação é em nível bacharelado e a carga-horária total a ser cumprida pelos estudantes é de 2.700 horas, distribuídas em 8 semestres. O percurso curricular da formação em Publicidade e Propaganda valoriza a autonomia discente, que pode escolher as disciplinas a cursar, em um conjunto de atividades obrigatórias, optativas, formação livre e formação complementar.

A UFMG oferta o curso de Publicidade e Propaganda desde 1975, quando foram criados os cursos polivalentes de Comunicação Social, por meio das habilitações que o dividiam: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Desde 2014, as habilitações foram extintas e o curso passou a existir de forma independente, vinculado ao Departamento de Comunicação Social. Inserido no campo acadêmico desta área, o curso fomenta a prática profissional em Publicidade por meio do fazer acadêmico e da reflexão sobre o ofício.

O curso é destaque nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e também se destaca em rankings produzidos pela imprensa especializada, como o Guia do Estudante e o Ranking Universitário Folha. Além disso, o mercado de trabalho reconhece sua qualidade do Curso, ao absorver os alunos que se formam, seja no campo profissional, seja no campo acadêmico. Por se tratar de um dos poucos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda oferecido em uma universidade pública no estado de Minas Gerais, sua importância política é destaque no âmbito da produção acadêmica e científica sobre a Comunicação Social.

Por meio de uma formação transversal, que organiza a oferta de conteúdos curriculares em disciplinas gerais e específicas, o curso de Publicidade e Propaganda proporciona uma formação profissionalizante somada à consistente formação teórica. Isso se dá por meio de uma flexibilização cujo objetivo é permitir a conjugação de conteúdos de áreas diversas, como letras, artes visuais, demais ciências humanas e sociais, ciências gerenciais.

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

• Modalidade: Bacharelado presencial

• Duração (semestre):
Padrão: 8 (diurno)
Máxima: 14 (diurno)

• Carga horária (horas): 2.700 horas