Novas perspectivas sobre o ‘calcanhar metodológico’: o ensino de métodos de pesquisa em ciência política no Brasil

Lorena Guadalupe Barberia, Samuel Ralize de Godoy, Danilo Praxedes Barboza

Resumo


Neste artigo, examinamos a evolução do ensino de métodos e técnicas de pesquisa nos cursos de pós-graduação em Ciência Política no Brasil com o objetivo de discutir os avanços e desafios. Utilizando um banco de dados sobre o ensino de métodos e técnicas de pesquisa nos programas de pós-graduação em Ciência Política de 1998 a 2012, mostramos que houve um avanço considerável na oferta de disciplinas metodológicas vis-à-vis as grades curriculares dos programas no Brasil ao longo do período observado. Porém, verifica-se concentração da oferta de disciplinas em algumas instituições e relativa estagnação no número médio de disciplinas de métodos e técnicas de pesquisa oferecidas. Concluímos que o perfil de formação dos quadros docentes e o projeto pedagógico dos cursos, bem como a aderência entre um e outro, são os principais determinantes dessa tendência.

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