Capital político e financiamento eleitoral no Brasil: uma análise empírica da estratégia das empresas na alocação de recursos de campanha

Victor Araújo, Graziele Silotto, Lucas Rodrigues Cunha

Resumo


O volume de financiamento de campanha varia em função do nível de capital político individual? Neste artigo respondemos esta questão e verificamos em que medida receber maior quantidade de recursos de campanha viabiliza o sucesso eleitoral dos can- didatos nas eleições proporcionais para Deputado Federal no Brasil, entre 2002 e 2014. Classificamos os candidatos em três categorias de capital político (alto, médio e baixo) para testar o argumento de que doadores de campanha investem seus recursos em candidatos capazes de garantir a representação de suas demandas. Os principais resultados indicam que candidatos com alto capital político recebem volume de financiamento de campanha consideravelmente maior vis-à-vis candidatos com médio e baixo capital político. Ademais, candidatos com alto capital político possuem maior probabilidade de vitória quando comparados aos seus concorrentes. Os resultados sugerem, portanto, que as empresas financiadoras de campanha direcionam, prioritaria- mente, os investimentos para candidatos que, uma vez eleitos, sejam mais capazes de exercer protago- nismo nas arenas institucionais de decisão política. 


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