ANÁLISES QUÍMICAS DE PIGMENTOS, PASTA E RESÍDUOS ORGÂNICOS EM CERÂMICA TUPINIQUIM PROVENIENTE DE BROTAS (SÃO PAULO/BRASIL)

Marianne Sallum, Augustin Ortiz, Marisa C. Afonso, Carlos R. Appoloni

Resumo


Nas últimas décadas, diversos estudos têm se valido de análises químicas para entender a composição de pastas cerâmicas e pigmentos. Estudos com técnicas físicas, como a fluorescência de raios X, permitem entender a composição elementar de pasta e pigmentos, enquanto estudos de resíduos de substâncias químicas, como ferro, ácidos graxos, fosfato, entre outros, são usados para determinar possíveis usos das vasilhas cerâmicas. No entanto, geralmente, essas duas técnicas analíticas não são usadas conjuntamente, pois são típicas de laboratórios com naturezas e tradições distintas, bem como a formação analítica de pesquisadores. Assim, este trabalho apresenta, concomitantemente, análise de resíduos químicos de fosfato, ácidos graxos, carbonatos, proteicos e potencial de hidrogênio (pH) e de elementos químicos componentes de pasta cerâmica e pigmentação, a fim de identificar as substâncias que indiquem a composição da argila, os pigmentos utilizados na pintura das vasilhas, com o intuito de compreender a prática cerâmica Tupi da região de Brotas, a partir das escolhas tecnológicas e dos usos das vasilhas.
As pesquisas de fluorescência de raios X mostraram a presença majoritária do elemento chave Fe, indicando o uso de óxidos desse elemento na matéria-prima, muito comum em solos tropicais. Já as análises de resíduos indicaram a presença de fosfato entre as cerâmicas com tratamento pintado e plástico, e existe uma característica comum, que é o alto índice de resíduos proteicos em vasilhas pequenas, sugerindo cocção de carnes. Observou-se que algumas peças apresentaram pastas diferentes das demais, indicando que, embora vivendo num mesmo ambiente, o grupo fez escolhas diferentes com relação à argila. Além disso, os pigmentos utilizados para a pintura eram de origem mineral e resistentes à queima cerâmica, com isso há evidência de se tratar de pintura realizada antes da cozedura. Quanto à utilização das peças, contataram-se usos distintos entre as cerâmicas com acabamento de superfície plástico, como os corrugados e ungulados, e as cerâmicas que apresentavam pintura, o que foi inferido pela presença de resíduos diferentes em cada categoria de vasilha.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.