Home > Destaque > Seminário na UFMG vai debater liberdade de expressão

Seminário na UFMG vai debater liberdade de expressão

Em tempos de instabilidade na democracia brasileira, é possível garantir o direito à liberdade de expressão nos mais diversos campos? Essa é uma das questões que vão nortear os debates do Seminário Liberdade de Expressão nas Artes, Educação e Imprensa, que será realizado em 28 de maio, das 9h às 18h, no auditório A 102 do CAD 2. O Seminário Liberdade de Expressão nas Artes, Educação e Imprensa é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat).

O evento é aberto à participação de alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais interessados. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico. Será concedida declaração de comparecimento aos participantes que a solicitarem. Outras informações e a programação do seminário podem ser consultadas no site do Ieat UFMG em https://www.ufmg.br/ieat/2018/05/ieat-promove-seminario-sobre-liberdade-de-expressao/

O evento, que reunirá pesquisadores ligados às áreas de comunicação, direito, ciência política, economia e artes, tem o objetivo de discutir a liberdade de expressão em três campos: liberdade artística, de imprensa e acadêmica. Para o professor e diretor do Ieat, Estevam Barbosa de Las Casas, “essa discussão, em um período de indefinições e de ataques a direitos conquistados ao longo de décadas, é necessária para se buscar formas de avançar na construção de uma sociedade mais aberta e democrática”.

Entre os convidados, estão o jornalista Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo Lula, Moacir Tavares Rodrigues dos Anjos Júnior, pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, e Ingo Wolfgang Sarlet, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Direito do Estado da PUC-RS.

Com IEAT e Agência de Notícias da UFMG.