Home > Destaque > Simpósio Internacional  aborda relações humanas na época da cultura digital

Imprimir Voltar

Simpósio Internacional  aborda relações humanas na época da cultura digital

As transformações sociais e comportamentais geradas pelo advento da Internet – que está completando 30 anos – são alguns dos motes para a realização do II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: saber, criação e virtualidade. O evento, realizado pelo grupo de pesquisa Além da Tela e promovido pelos Programas de Pós-graduação de Psicologia da UFMG e da Puc Minas, ocorre de 2 a 4 de maio, no Teatro da Puc Minas, campus Coração Eucarístico (Avenida Dom José Gaspar, 500). As inscrições podem ser feitas online até 22 de abril. Será possível realizar o cadastramento durante o evento, havendo um acréscimo no valor da entrada.

Em sua segunda edição, o encontro terá representantes de diferentes áreas, como Psicologia Social, Psicanálise, Filosofia, Ciência Política, Arquitetura, Educação, Antropologia, Belas Artes, Comunicação Social, História e Direito, contando com as presenças dos pesquisadores estrangeiros Fabián Fajnwaks, professor da Universidade de Paris VIII, o uruguaio Pablo Gómez, da Universidade da República do Uruguai, e a professora Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa.

Fajnwaks fará a palestra de abertura sobre o tema Algoritmo, ciframento inconsciente e inteligência artificial: que singularidade na era digital?. O pesquisador uruguaio, Pablo Gómez, irá abordar a socialização sexual em ambientes digitais. Já a docente portuguesa, Cristina Ponte, encerrará o Simpósio com a apresentação dos resultados de uma década de trabalho do instituto EU Kids online – uma rede de pesquisa que procura o conhecimento das oportunidades, riscos e segurança online das crianças e jovens.

Entre os nomes nacionais estão o da pesquisadora e docente da PUC-SP Lúcia Santaella, referência no estudo da semiótica no Brasil, e o da arquiteta e professora da USP Gisele Beiguelman, pesquisadora na área de preservação da arte digital, do patrimônio imaterial e do design de interface.

Outras informações e a programação completa podem ser verificadas no site do Simpósio, nas páginas de Instagram e Facebook e pelos contatos: (31) 3241-5123 e contato@airaeventos.com.br.

Atividades diversas
O evento contará com a apresentação artística Notas Digitais: música e tecnologia do percussionista Charles Augusto e do pianista Rodrigo Miranda. Como atividade gratuita e aberta à comunidade, haverá o Circuito Audiovisual Entre-imagens, com Curadoria de Roberta Veiga e Eduardo de Jesus, ambos professores da UFMG. O circuito consta de uma mostra de vídeo instalada permanentemente no hall do teatro e uma mesa redonda com os cineastas André Amparo e Cris Azzi.

Na abertura do Simpósio haverá lançamento dos livros Corpo e Cultura Digital, diálogos interdisciplinares, organizado pelos pesquisadores Márcia Stengel, Márcio Rimet Nobre, Nádia Laguárdia de Lima e Vanina Costa Dias, publicado pela editora Quixote + Do Editoras Associadas, e do livro A escola navega na Web: que onda é essa?, organizado pelas especialistas Nádia Laguárdia de Lima, Juliana Tassara Berni e Vanina Costa Dias e publicado pela Crivo Editorial.

Lançamento coletivo de livros
Até 12 de abril, sexta-feira, estão abertas as inscrições de obras para o lançamento coletivo durante o II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital. Para efetivar o cadastro, o interessado deve estar inscrito no evento e a obra precisa abordar temas relacionados ao encontro, além de ter sido publicada a partir do ano de 2017.

Serviço:
II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: saber, criação e virtualidade
Data: 2 até 4 de maio
Local: Teatro da PUC Minas – Campus Coração Eucarístico – Avenida Dom José Gaspar, 500.
Inscrições: subjetividadeculturadigital.com

Fonte: Cedecom UFMG

Destaque

Últimas Notícias

Ver todos >