Mundo afora

 

Vida no campus

Prev Next

Trabalho informal na UFMG

10/05/2012 Hits:35

Trabalho informal na UFMG

Os estudantes matriculados na disciplina Laboratório de Jornalismo Online produziram, em duplas, perfis relacionados ao recorte editorial “Trabalho Informal na UFMG”. Após discussão em sala acerca das estratégias editoriais de...

Os clássicos e a contemporaneidade

28/01/2012 Hits:110

Os clássicos e a contemporaneidade

Texto e foto: Marcelo Luiz Silva  Quem olhar com atenção o cronograma do 1° Seminário do Fórum de Estudos Contemporâneos, possivelmente ficará intrigado com o título de uma das conferências: “Os Clássicos...

Teste três de cinco

28/01/2012 Hits:147

Teste três de cinco

Na volta às aulas, vocês devem ter notado que a presença dos nossos gatos diminuiu em muito. Isto graças a uma política da atual Diretoria: dar continuidade ao projeto anterior de...

teste de publicação

23/02/2012 Hits:36

teste de publicação

Quem olhar com atenção o cronograma do 1° Seminário do Fórum de Estudos Contemporâneos, possivelmente ficará intrigado com o título de uma das conferências: “Os Clássicos e nós”.  É que o termo...

Impasse na FAFICH: a Márcia fica ou não …

20/06/2012 Hits:25

Há treze anos eu estou aqui. Comecei com um pequeno isopor vendendo sanduíches no hall do terceiro andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, pertencente à UFMG. Com dois...

 

Tubo de imagem

 

Youtubo

 

 

 

Podtubo

Projetos

Conte uma canção

“Conte uma Canção" é um programa da rádio UFMG Educativa 104,5 fm, sediada em Belo Horizonte, desenvolvida pelos alunos do Curso de Comunicação Social, e pelo Laboratório de Mídia Eletrônica da UFMG, sob a coordenação do professor Nísio Teixeira.

Read More

Comunicação 50 anos


A memória é fundamental para todo indivíduo e instituição, qualquer que seja a sua natureza. É através dela que as instituições, assim como os indivíduos, conseguem se contextualizar historicamente, analisar sua trajetória, construir sua identidade e assim compreender o ambiente em que se inserem e como se posicionam ou desejam se posicionar.  

Com essa preocupação, e tendo em vista que a comemoração do cinqüentenário poderia se tornar um marco de mudança na relação do curso com sua memória, um grupo formado por docentes e técnicos decidiu iniciar um trabalho de preservação da memória institucional. No projeto que estamos construindo, interessa-nos abordar o trabalho de resgate da memória como processo relacional e coletivo. Não se pensa apenas em colecionar fatos, objetos e relatos acerca da trajetória institucional, mas, sobretudo, instaurar um processo de conversação com o passado.

O Projeto Memória, como foi entitulado, através da recuperação de alguns documentos oficiais e de uma série de entrevistas com os fundadores e alguns ex-alunos do curso de graduação, conseguiu apresentar resultados importantes para o início desse resgate. Paralelamente, outro projeto, o Acervo 50, desenvolveu uma nova metodologia e iniciou o processo de recuperação, tratamento e indexação do material audiovisual produzido e utilizado por alunos, técnicos e docentes ao longo da trajetória da instituição.

A estratégia adotada por ocasião da comemoração dos 50 anos do Curso dá ênfase para os recursos disponíveis na internet, que têm apresentado boas e dinâmicas possibilidades com relação aos aspectos constitutivos da memória, uma vez que as novas tecnologias possibilitam o resgate e o compartilhamento do passado. Nesse sentido, as mídias sociais, os blogs e os sites de compartilhamento de arquivos (youtube, soundcloud e flickr) têm permitido o diálogo com os públicos, para a difusão das informações e para a construção em rede da memória.

Conheça o hotsite www2.fafich.ufmg.br/com50anos

Read More

Outro Sentido

Um veículo com formato de revista, com diversidade de gêneros textuais e padrões de linguagem jornalística; uma peça gráfica que possibilita o exercício de práticas de jornalismo especializado, abordando temas específicos, a cada edição, sob diversos aspectos.


Um outro sentido
É exatamente isso que pretendemos com esta publicação do curso de Comunicação Social da UFMG: explorar sentidos novos e múltiplos do jornal laboratório e do jornalismo especializado, exercitando narrativas e técnicas de apuração, investigação, construção da pauta e demais procedimentos da reportagem.

A proposta desse “híbrido” se tornou possível a partir do currículo do curso de Comunicação Social da UFMG, implantado em 2000, que tem como característica forte a flexibilização e a inovação nas práticas laboratoriais. O objetivo é permitir a aprendizagem do trabalho cooperativo, de forma que o aluno possa reconhecer suas potencialidades e limites. Nessa nova concepção, os participantes vivenciam múltiplas práticas, não estando restritos a uma habilitação, mas sim à experiência integrada da comunicação.

Read More

Projeto Manuelzão

"Manuelzão dá o recado" é um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do curso de graduação em comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais como atividade laboratorial, envolvendo alunos bolsistas e voluntários.

Read More