O Laboratório de Ensino

O Ensino de Filosofia

É crescente a preocupação com o desenvolvimento da atividade docente dos graduandos de Filosofia. Sabe-se que esta é uma atividade concomitante à pesquisa e que, para os estudantes da modalidade Licenciatura, configura-se como um desafio ainda mais complexo, tendo em vista as expectativas e dificuldades em torno do ensino da disciplina no nível médio da educação básica. No ano de 2006 entrou em vigor o decreto que recoloca a Filosofia no rol das disciplinas obrigatórias para o ensino médio. Ao reconquistar este espaço, perdido em tempos de regime militar, a formação docente do estudante de Filosofia da UFMG se impõe como uma questão ainda maior. Se antes a questão era porque se ensinar filosofia, uma vez instituída a obrigatoriedade de seu ensino, somada à elaboração do CBC (Currículo Básico Comum) e orientada pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), discute-se: o quê ensinar, como ensinar, como avaliar, e, principalmente, qual o papel da Filosofia na formação básica do estudante.

A Disciplina

A disciplina Laboratório de Ensino de Filosofia tem conteúdo e abordagem variáveis, o que é garantido pelo rodízio dos professores ministrantes. Entretanto, podemos traçar os aspectos gerais das atividades desenvolvidas: geralmente os estudantes de graduação estudam os documentos oficiais (PCN e CBC) que orientam a atividade docente, analisam material didático disponível no mercado e formulam aulas para o ensino médio a partir dos programas oficiais ou de outros temas filosóficos propostos durante o curso. Desta tarefa aparentemente simples, deriva-se o debate acerca do CBC, do PCN e outras diretrizes e orientações formais para o ensino de Filosofia. Um importante resultado é a produção de materiais didáticos para uso dos professores, que tornamos disponíveis nesta página.
A disciplina Laboratório de Ensino foi incluída no curso em reforma curricular ocorrida no ano de 2001, sendo dividida em três períodos: Laboratório I, Laboratório II e Laboratório III. Em 2007, por meio de nova reforma curricular, foi reduzida a dois períodos, sem que isso signifique uma perda na qualidade do curso com relação às reflexões sobre a docência. Pelo contrário, a substituição do Laboratório III por Filosofia e Educação representa a ampliação dos aspectos da educação que o curso de Filosofia se propõe a discutir.

O site

O objetivo deste site é publicar, dentre o material produzido pelos alunos do laboratório, aqueles selecionados como os melhores, fazendo com que a atividade de pesquisa realizada em cada semestre tenha um alcance maior do que a sala de aula, estendendo-se à comunidade interessada. Também é importante para os mantenedores desta página publicar textos de apoio para o professor, tanto no que diz respeito aos temas filosóficos, como no que diz respeito à regulamentação da atividade de docência em filosofia.
Todos os textos possuirão os devidos créditos e o ano de produção. Tentaremos manter um padrão nas publicações para que seja facilitada a pesquisa e a compreensão do material produzido. Entretanto, é importante observar que a cada semestre a linguagem e a abordagem deste material se alteram em virtude dos diferentes professores e estudantes envolvidos, o que justifica alguma disparidade entre materiais que aparentemente possuem a mesma proposta.
Por fim, gostaríamos de salientar que todo o material que publicamos neste sítio tem caráter de sugestão e não representa oficialmente o departamento de filosofia ou a UFMG. Trata-se de mera publicação do trabalho realizado por diversos alunos, com a dupla função de contribuir com idéias ao público e ao mesmo tempo submeter-se às possíveis (e bem recebidas) críticas e comentários, que podem ser realizados no final de cada página, no link comentários, no fale conosco, ou pelo e-mail labofil@gmail.com.