Núcleo de Estudos Antigos e Medievais

Artigo 1º

O Núcleo de Estudos Antigos e Medievais é órgão vinculado à Faculdade de Letras e à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, de natureza interdisciplinar, que congrega professores e estudantes da UFMG, bem como outros interessados, vinculados à UFMG ou não.

Artigo 2º

O NEAM tem por finalidade o estudo das culturas antiga e medieval, bem como de suas projeções nas culturas moderna e contemporânea.

Artigo 3º

Para atingir seus objetivos, o NEAM promoverá eventos, incentivará a formação de grupos de pesquisa, organizará publicações, bem como desenvolverá outras atividades pertinentes.

Artigo 4º

Poderão integrar o NEAM: professores da UFMG estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG bolsistas vinculados a projetos na UFMG outros interessados, a critério da Assembléia do Núcleo

Artigo 5º

A Assembléia do NEAM é composta por todos os seus integrantes, competindo-lhe eleger a Diretoria, aprovar o planejamento semestral, relatórios anuais e as prestações de contas da Diretoria. Parágrafo único A Assembléia reúne-se pelo menos uma vez por ano, por convocação do Diretor.

Artigo 6º

A Diretoria, eleita pela Assembléia, será integrada por um Diretor e por um Vice-Diretor. Parágrafo 1º Os cargos de Diretor e de Vice-Diretor serão necessariamente exercidos por professores da FALE ou da FAFICH da UFMG. Parágrafo 2º O mandato da Diretoria será de 1 (um) ano, permitida a recondução.

Artigo 7º

Compete ao Diretor representar o Núcleo e tomar as providências necessárias ao seu bom funcionamento.

Artigo 8º

Compete ao Vice-Diretor substituir o Diretor em seus impedimentos e cooperar com ele, assumindo as tarefas que lhe forem designadas. Artigo 9º Este regimento entra em vigor após sua aprovação pelas Congregações da Faculdade de Letras e da de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Belo Horizonte, 13 de Junho de 2001.