FIL204 - 2002/02 - Leitura do Sofista de Platão

Prova Final - Prof. Marcelo P. Marques

Para cada uma das questões, explique o texto, resumindo-o em função dos problemas propostos

I. Questão obrigatória:

1. SYMPLOKÉ - LÓGOS   (symploké 254D-256D; lógos 259B-264B) - Qual a importância do entrelaçamento entre os grandes gêneros, na estrutura da argumentação do diálogo? Por quê a possibilidade de entrelaçamento “salva” as musas e a filosofia? Como e por quê o Estrangeiro associa a noção de discurso (lógos) às de pensamento (diánoia), opinião (dóxa) e phantasía

 

II. Escolha  uma dentre as questões abaixo: 

2. MÍMESIS (233D-236D; 264B-268D) – A caça ao sofista, através da divisão da arte da produção de imagens - Qual o papel das divisões na estrutura do diálogo? Qual a relação entre a última divisão e as anteriores? Por quê a sétima divisão é interrompida? Qual a relação entre a arte da produção mimética de imagens e a pesquisa sobre o entrelaçamento dos gêneros?

3.APORIA  (não-ser 236D-241C; ser 241C-249D) – o enfrentamento das posições anteriores a Platão enquanto aporias do não-ser e do ser - Qual o papel das aporias na estrutura do diálogo? Quais as principais questões que surgem com relação ao não-ser? Quais as principais questões levantadas com relação ao ser? Quais os ganhos dialéticos do enfrentamento das questões sobre o não-ser e o ser?

4.DIALÉTICA (253B-254D) - Quais as principais tarefas da dialética? Por quê ela é a suprema ciência? Em que medida ela é a ciência dos homens livres? Qual é o dom dialético? Em que consiste o “programa de pesquisa” dialético proposto pelo o Estrangeiro?

5. O OUTRO  (256D-259B) - Qual é, precisamente, a definição de não-ser proposta pelo Estrangeiro? Em que medida esta definição do não-ser como outro realiza o parricídio anunciado?

6. O SOFISTA  E  O  FILÓSOFO  (216A-218B5, etc.) - Como se opõem e se assemelham sofista e filósofo, ao longo do diálogo? Em que medida a caça ao sofista é, necessariamente, uma caça ao filósofo?

 

BIBLIOGRAFIA 

GERAL :

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SYMPLOKÉ  -  LÓGOS:

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O SOFISTA E O FILÓSOFO:

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