Memorandum: memória e história em psicologia
 
      A revista eletrônica "Memorandum" surge como um espaço de debate sobre memória e história no campo da psicologia: suas especificidades e relações.
     Este espaço, ao enfocar a experiência humana em diferentes momentos históricos, quer contribuir com a tarefa, própria da psicologia, de conhecer o sujeito pessoal e coletivo enquanto produz cultura, isto é, enquanto busca e afirma significados posicionando-se em seu contexto social.
     Cultura é a ferramenta do sujeito que elabora experiência e, ao mesmo tempo, é o horizonte recebido para a delimitação de seu mundo, dentro do qual orientar-se. Podemos, então, apreender a cultura do ponto de vista da elaboração dos sujeitos que a produzem.
     As dinâmicas próprias da história e da memória podem ser reconhecidas a partir do sujeito:
     A história busca no passado a compreensão de questões que interessam ao sujeito no presente, enfocando as descontinuidades para reconstruir elos de um percurso que as conectem.
     A memória toma elos conhecidos – alguns elementos históricos – como ponte para o passado e constitui conexão imediata e afetiva com a origem pela qual está interessada.
     O sujeito, mobilizado por preocupações do presente, ao voltar-se para o passado – associando-se a diversos grupos sociais para delimitar temas e perspectivas – realiza tanto o trabalho da história quanto o da memória.
     História e memória, dispondo de instrumentos próprios e horizontes específicos, ambas e cada uma delas, produzem cultura.
A memória precisa de elementos da história para realizar seu dinamismo. A história precisa da memória que, ao atribuir valor e significado, torna possível a definição de objetos históricos.
     Uma perspectiva ampla e complexa como esta só pode ser assumida, de maneira sistemática e rigorosa, dentro um campo interdisciplinar, a ser construído e compartilhado com pesquisadores de diversas áreas de conhecimentos, como filosofia, história, sociologia, antropologia, literatura, artes, dentre outras.
     O título "Memorandum" denota "a dimensão memorável de objetos, personalidades, acontecimentos" e, ao mesmo tempo, evoca a exortação "Memora, dum!, Vamos, conte!".
     O desafio está lançado. Mãos à obra!
Miguel Mahfoud
Marina Massimi
Editores
 
  Edições
  Busca
  Fale conosco

 

 English  

Voltar