Análise de dados qualitativos

Análise de dados qualitativos

15:12 30 abril in MQ 2016
Professor: Rogério Barbosa (USP/ Cebrap) ou Leonardo Nascimento (UFBA) ou Monise Picanço (USP)
(15 horas/ 1 crédito)
No campo da Metodologia Qualitativa, ha uma polarização entre duas perspectivas. De um lado, existem aqueles que compreendem que a investigação deve ser sempre exploratória, descritiva e indutiva. De outro, os que acreditam que mesmo com “Small N“, os métodos qualitativos podem ser dedutivos e prover explicações de cunho causal. Esse embate se reflete na forma como as pesquisas são organizadas, e também nos procedimentos de análise do material
produzido. Para ilustrar alguns aspectos dessa polarização, veremos duas abordagens que representam bem essas diferenças: (1) a Grounded Theory e (2) a Análise de Conteúdo (análise quantitativa do texto). A proposta deste curso é fornecer perspectivas e ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações. Veremos como a leitura e a interpretação podem ser complementadas com técnicas de codificação, fragmentação e cruzamento. Além disso aprenderemos a produzir indicadores quantitativos simples sobre o texto para a identificação de regularidades e diferenças.
Público-alvo: Pessoas que trabalham com pesquisa qualitativa e desejam conhecer um pouco mais sobre teorias e técnicas de analise textual. Além disso, aqueles que possuem uma grande (ou razoável) quantia de material qualitativo podem se servir bem da praticidade e sistematicidade provida pelos softwares que utilizaremos.
Tópicos abordados nas aulas
1. Elementos de Metodologia Qualitativa: Coleta e Analise
2. Apresentação do Atlas.TI
3. Modelo indutivo de codi ficação: Grounded Theory
4. Modelo dedutivo de codi ficação e técnicas de Análise de Conteúdo
5. Ferramentas avançadas do Atlas.TI
6. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa
Tags: