Fundamentos de Stata

15:18 30 abril in MQ 2014, MQ 2015, MQ 2016, MQ 2017
Professora: Ana Paula Verona (UFMG) e Guilherme Quaresma Gonçalves (UFMG)
(15 horas/ sem crédito)
O objetivo deste curso é apresentar ao aluno o software STATA, uma das principais plataformas para a realização de estatística básica e avançada no meio acadêmico. O curso propicia o conhecimento básico de como efetuar manipulações de dados, desde a montagem do banco de dados, incluindo a criação, atribuição de rótulo e recodificação de variáveis, até a exploração de estatísticas descritivas. Neste último aspecto, este curso focará na realização de testes de estatísticas descritivas, comparação entre grupos, testes de associação e correlação, e na visualização e construção de gráficos exploratórios. O curso será desenvolvido a partir de aplicações práticas do STATA para bases secundárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Durante a condução do curso, o material didático elaborado pelos organizadores será distribuído aos alunos.
Público alvo: Pessoas graduadas ou cursando pós-graduação que desejem/necessitem trabalhar com bancos de dados quantitativos e conhecer melhor um software estatístico que permita fazer análises de dados tanto básicas quanto avançadas.
Tópicos abordados nas aulas
1) Introdução sobre o STATA e suas vantagens;
2) Apresentação do ambiente do STATA;
3) Criação de bases de dados primários;
4) Exemplos de bases de dados disponíveis na internet;
5) Leituras de bases de dados secundárias;
6) Manipulação de bases de dados;
7) Elaboração de tabelas;
8) Exportação dos resultados para o Microsoft Excel;
9) Testes de média e de chi-quadrado;
10) Elaboração de gráficos;
11) Produção de medidas de correlação entre variáveis (tabelas de contingência, gráfico de dispersão, r2, etc).
Tags: