Grupos focais

15:06 30 abril in MQ 2014, MQ 2015, MQ 2016, MQ 2017
Professora: Corinne Davis Rodrigues (UFMG)
(15 horas/ 1 crédito)
O curso tem por objetivo familiarizar os alunos com a técnica de coleta de dados de “grupos focais”. Muito utilizado na área de marketing, o “grupo focal” ou entrevista enfocada em grupo, tem a suas origens nas Ciências Sociais e é amplamente usado para captar percepções e motivações de atores sociais em diversas áreas, da saúde pública à estudos econômicos. No curso serão enfocadas as questões teóricas e práticas na elaboração e uso de grupos focais como também a integração desta técnica com a metodologia quantitativa. Durante o curso, os alunos elaborarão uma prática nesta técnica.
Público alvo: Pessoas de diversas áreas que se interessam em aprender sobre os usos e aplicações deste método qualitativo. Se você quer aprender mais sobre como e quando usar este método desenhado para capturar as dimensões subjetivas das percepções e motivações de atores, este curso é para você.
Tópicos abordados nas aulas:
1) Objetivos, Usos, e Teoria de Grupos Focais
2) Questões Práticas na Elaboração de Grupos Focais