Metodologia de survey e construção de questionários

15:03 30 abril in MQ 2014, MQ 2015, MQ 2016, MQ 2017

Professor: Mathieu Turgeon

O curso busca introduzir a pesquisa de survey como instrumento de coleta de dados. Seu foco será a aplicação da teoria cognitiva na metodologia de survey e nas suas implicações para a construção de questionários, elaboração de perguntas e escolha de modo de coleta. Tem-se como objetivos gerais a apresentação das características principais da pesquisa de survey e seus possíveis desenhos, incluindo experimentos embutidos em surveys, o entendimento dos processos cognitivos subjacentes ao processo de pergunta e resposta, introdução às técnicas básicas de amostragem e modos de coleta de dados de survey, a avaliação dos erros nos surveys e apresentação da pesquisa deliberativa de opinião e coleta online.

Público-alvo:

O curso destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, professores, servidores públicos e demais profissionais com interesse na pesquisa de survey como ferramenta de coletas de dados. Pode interessar a pessoas oriundas de uma ampla variedade de campos de conhecimento como, por exemplo, sociologia, demografia, economia, ciência política, saúde, psicologia e outros.

Tópicos abordados nas aulas:

1. Introdução à pesquisa de survey
  2. Amostragem e modos de coleta de dados de survey