Análise Espacial Aplicada de Dados

17:23 23 maio in MQ 2015, MQ 2016

Professores: Bráulio Silva (UFMG) e Marcos Prates (UFMG)

O objetivo deste curso é apresentar e explorar um conjunto de técnicas de geo-referenciamento e de análise espacial de dados utilizando algumas ferramentas específicas do programa computacional “QGIS”. O foco do curso é apresentar os requisitos básicos de organização de bases de dados com atributos geográficos. Inicialmente serão apresentados os conceitos básicos de cartografia e especificações relativas aos dados gráficos do tipo ponto, linha e polígono. Em seguida, mostraremos algumas fontes de dados de natureza geográfica que podem ser utilizados no software em que será ministrado o curso. O primeiro módulo do curso destaca a importância de se trabalhar com informações geo-referenciadas, a partir das quais se discutirá técnicas de visualização e exploração espacial de dados combinando a confecção de mapas temáticos com ferramentas gráficas e estatísticas. O segundo módulo do curso compreende a apresentação de técnicas apropriadas para análise espacial de dados. O objetivo principal dessa parte é mostrar aos alunos potencialidades da análise espacial que vão além da simples visualização dos dados.

Público Alvo: Alunos que tenham interesse em trabalhar com bases de dados geo-referenciadas ou que pretendam incorporar informações espaciais ao tema de interesse. Nesse curso será dada uma introdução ao uso do software de Sistema de Informação Geográfico, capacitando o aluno interessado na aplicação de técnicas estatísticas para dados de ponto e área.

Tópicos abordados em aula:

1. Introdução ao QGIS
  2. Fontes de Dados com Atributos Espaciais