Inferência Causal e Análise de Experimentos

17:20 23 maio in MQ 2015

Professora: Natalia S. Bueno (Yale University)

A busca por causalidade é comum em ciências sociais. Políticas de transferência de renda reduzem a pobreza? A presença de médicos em municípios melhora a saúde da população local? A diferença de renda entre brancos e negros é causada por diferenças de classe, escolaridade ou discriminação racial? Qual o efeito de programas governamentais de treinamento na renda de trabalhadores? Supomos que uma causa tem certo efeito num resultado, mas essa causa frequentemente não pode ser dissociada de outra causas: como dissociar o efeito de classe, escolaridade e cor, uma vez que essas estão correlacionadas? Como identificar o efeito de um treinamento na renda de trabalhadores sendo que aqueles que se inscrevem em tal programa são diferentes daqueles que não se inscrevem? Como controlar por “motivação” do trabalhador?
O desenho e a análise de experimentos ficaram distantes das ciências sociais. Em outras ciências, em especial em certos ramos da medicina com ênfase na produção de medicamentos, a análise experimental é essencial. No entanto, recentemente, observa-se a “revolução experimentalista” nas ciências sociais, em especial em psicologia, economia e ciência política. Apesar dos exageros que vem com as promessas de revolução (nós discutiremos os limites do desenho e análise experimental durante o curso), há grandes potenciais.
O curso exige conhecimento de teste de hipóteses e análise de regressão. O curso utilizará o programa R (e Excel para exemplificar conceitos simples) para os exercícios práticos, mas o aprendizagem de programas não é o foco deste curso. O curso pressupõe que o aluno tem o domínio básico de um programa para conduzir testes de hipóteses e modelos de regressão simples. Conhecimento de R é desejável, mas não é necessário (o aluno pode utilizar o programa da sua preferência para complementar os exercícios).
Público-Alvo: Se você tiver interesse em análise de experimentos ou em como fazer inferências causais através de experimentos em ciências sociais, esse curso é para você. A maior parte dos exemplos em sala de aula serão em temas de ciência política e economia política, mas veremos também exemplos da sociologia, psicologia e avaliação de políticas públicas
Tópicos abordados nas aulas
1. O que são experimentos? Causalidade, Contra-factuais, Correlação vs. Causalidade, Experimentos e Randomização.
2.  (Rápida) Introdução ao R.
3. Um Exemplo de Experimento em Sala de Aula.
4. Revisão de Testes de Hipótese.
5. Experimentos de campo e em laboratório.
7. Experimentos em survey.
6. Replicando um Experimento Clássico.
8. Análise de experimentos (e algumas complicações).
9. Ética e análise de experimentos.
10. Implementando seu experimento.

Tags: