Modelos hierárquicos (ou multiníveis)

17:24 23 maio in MQ 2015

Professora: Ana Cristina Collares (UNB)

Modelos hierárquicos de regressão (MHR) servem para se testar hipóteses sobre uma variável dependente quando os casos analisados podem ser agrupados em dois ou mais níveis. Por exemplo: alunos dentro de escolas, clínicas de saúde dentro de municípios, indivíduos dentro de empresas e testes laboratoriais repetidos no mesmo indivíduo. Esses modelos são necessários quando há dependência entre os casos de acordo com o grupo.
O curso introduzirá modelos de regressão com dados agrupados em dois ou três níveis utilizando o software STATA. Trabalharemos principalmente com variáveis-resposta contínuas, mas modelos de resposta binária também serão abordados. Discutiremos exemplos empíricos reais da utilização dos MHR.
Público alvo: Pessoas que desejam considerar e avaliar com rigor o “efeito do todo além do das partes”. Todos que possuem dados agregados em diferentes níveis hierárquicos e que não querem produzir resultados tendenciosos ao ignorar o ”aninhamento” das informações se beneficiarão deste curso. O curso requer familiaridade com Stata e com estatística introdutória.
Tópicos do curso:
1. Breve revisão da análise de regressão simples;
2. Introdução teórico-empírica aos modelos hierárquicos de regressão;
3. Principais modelos e sua utilização;
4. O cálculo da correlação intra-classe e sua importância;
5. Exercícios práticos com variáveis contínuas e categóricas.
Tags: