Scientific Electronic Library Online


english
español

Critérios
Informações para Editores
periódicos

lista alfabética
lista por assunto
pesquisa de títulos
artigos

índice de autores
índice de assuntos
pesquisa de artigos
relatórios

uso do site
Estatísticas de publicação
citações de revistas
 Bem-vindo à PePsic!   

A rede latinoamericana de Periódicos de Psicologia (PePsic) é o ponto de encontro para aqueles que buscam se atualizar dos avanços e discussões no campo da Psicologia, promovendo uma ponte valiosa entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional

Sua missão é facilitar o acesso irrestrito e gratuito à produção científica e técnica de destaque publicada nos principais periódicos da área, promovendo a integração e a disseminação do conhecimento em Psicologia dentro da comunidade acadêmica, entre profissionais da área e para o público em geral.

Histórico

Iniciada em 2005, a PePsic tinha como objetivo divulgar o conteúdo das revistas científicas brasileiras de Psicologia. No ano seguinte, expandiu sua abrangência para incluir periódicos de toda a América Latina, refletindo um esforço colaborativo para fortalecer a pesquisa e a prática psicológica na região. Até o momento, o portal abarca publicações de 11 países, constituindo-se em um valioso recurso para a comunidade psicológica internacional.

No ano de 2023 a PePsic alcançou um novo marco em sua trajetória ao ser institucionalizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o que reforça seu papel no cenário acadêmico e profissional.

A gestão da plataforma é agora responsabilidade de um Comitê Gestor diversificado, composto por representantes indicados pelo CFP, pela Associação de Programas de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), pela Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECIPSI), pela Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), além de três representantes de entidades participantes do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Convite à Colaboração

Convidamos editores de revistas científicas de Psicologia que desejam ampliar o alcance de suas publicações a integrar a rede PePsic. Confira abaixo mais informações sobre como participar.

 



 Informações para Editores   



A plataforma utiliza a metodologia de indexação e publicação SciELO - Scientific Electronic Library Online.

A PePsic está disponível para incluir periódicos de Psicologia e áreas afins publicados no Brasil e em outros países ibero-americanos e de língua portuguesa, mediante solicitação dos interessados e avaliação do Comitê Gestor.

O Comitê Gestor da PePsic é o responsável pela política de inclusão de novos títulos e gestão da plataforma, seguindo a metodologia SciELO de produção de artigos no formato SciELO Publishing Schema.

Comitê Gestor e Equipe Técnica

CFP: Neuza Maria de Fátima Guareschi
ANPEPP: Mary Sandra Carlotto
ABECIPSI: Thatiana Helena de Lima
SBPOT: Sonia Maria Guedes Gondim
IBAP: Acácia Aparecida Angeli dos Santos
ABPP: Kátia Maheirie
USP: Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini

 



 Critérios   



  1. Critérios de Inclusão
  2. As revistas pretendentes a ingressar ao PePsic devem estar vinculadas, obrigatoriamente, a associações científicas, programas de pós-graduação, departamentos, núcleos ou laboratórios de pesquisa reconhecidos oficialmente por instituições acadêmicas e/ou profissionais e estarem ativos há, no mínimo, três anos de forma ininterrupta.

    Além disso, os periódicos interessados em compor o PePsic devem fornecer ao Comitê Gestor, via formulário eletrônico, uma série de informações, como título, objetivos, público-alvo, critérios de avaliação etc.

    Importante: após envio das informações, o Comitê emitirá um parecer detalhado, com recomendações em caso de recusa, visando possibilitar uma nova solicitação.

    Admissão Automática

    Os periódicos indexados nos seguintes índices internacionais estão automaticamente aprovados para sua inclusão no portal PePsic:
    SCIELO - Scientific Electronic Library Online
    DOAJ - Directory of Open Access Journals
    REDALYC - Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal.
    SJR - SCImago Journal Rank
    JCR - Journal Citation Reports

    A URL da revista digital e a carta de apresentação devem ser enviados para rede@pepsic.org.

  3. Critérios de Permanência
  4. A cada dois anos o Comitê Gestor do PePsic solicitará aos editores dos periódicos do portal a atualização de informações para sua permanência, especificadas a seguir:

    1. Ter publicado a(s) edição(ões) do (os) periódico (os), durante os últimos 2 (dois) anos, conforme a periodicidade estabelecida pelo Regulamento do próprio periódico;
    2. Utilizar o processo de avaliação pelos pares, cujos critérios devem estar especificados na página do periódico;
    3. Possuir avaliadores externos, ou seja, pesquisadores provenientes de diferentes instuições do país ou do exterior;
    4. Ter, no mínimo, 70% (setenta por cento) dos artigos publicados provenientes de autores externos à instituição a qual o periódico encontra-se vinculado.
    5. Atender aos critérios estabelecidos pelo Director of Open Access Journals (DOAJ). O editor do periódico cuja publicação for interrompida ou cancelada, deve comunicar oficialmente a situação ao Comitê Gestor, com as devidas justificativas, para os encaminhamentos necessários.
  5. Exclusão
  6. A desabilitação do periódico do programa poderá ser efetivada das seguintes formas:

    1. A pedido do editor-chefe;
    2. Por desconformidade com as diretrizes do programa, de acordo com decisão do Comitê Gestor.

    Na hipótese do não cumprimento do que foi colocado anteriormente, o Comitê Gestor do PePsic deverá notificar formalmente o editor-chefe, para que seja regularizada a situação do periódico, no prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar do recebimento da notificação.

    Para mais informações, acesse o Regimento Interno do PePsic

Periódicos de Psicologia - PePsic
Secretaria Executiva: Conselho Federal de Psicologia
E-mail: rede@pepsic.org




 

Periódicos de Psicologia - Pepsic
Secretaria Executiva - Conselho Federal de Psicologia
Setor de Administração Federal Sul, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, Térreo, Sala 104
Brasília - DF - CEP: 70070-600 - Brasil
Tel.: 55 61 2109-0100
Fax: 55 61 2109-0100


equipe@pepsic.org