Introdução

As Metamorfoses pretendem representar o conjunto do que é passível de ser narrado transmitido pela literatura com toda a força de imagens e de significados que ele comporta, sem decidir — segundo a ambiguidade propriamente mítica — entre as chaves de leitura possíveis.

(Italo Calvino, “Ovídio e a contiguidade universal” in Por que ler os clássicos, trad. Nilson Moulin)

De minha parte considero a Terra nobilíssima e admirável por tantas e tão diversas alterações, mutações, gerações etc. que nela acontecem incessantemente […] E que maior estultícia se pode imaginar que aquela que chama coisas preciosas as joias, a prata e o ouro, e vilíssimas a terra e o barro? […] Os que exaltam tanto a incorruptibilidade, e inalterabilidade etc […] eles mereceriam encontrar-se com uma cabeça de Medusa […]

(Galileu Galilei, Sagredo, no  Diálogo sobre os dois máximos sistemas, trad. Pablo Mariconda)

Com muita satisfação, anunciamos a 10.ª edição do simpósio bienal Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado!

Nesta atividade gratuita, online (via plataforma Zoom) e aberta ao público, mediante inscrição prévia, 46 professores do Brasil e do exterior (34 palestrantes e 12 moderadores) e 15 monitores (estudantes de graduação e pós-graduação voluntários) se reúnem, na tradição democrática da universidade pública brasileira, para se debruçar sobre uma das grandes obras da literatura clássica, as Metamorfoses, de Ovídio, bem como sobre o conceito em si mesmo, tão rico, e seus correlatos: movimento, mudança, mutação e transformação, entre outros.

Damos a todas/os as/os interessados/as em dialogar em uma perspectiva interdisciplinar as boas-vindas, desejando um encontro estimulante e prazeroso!

As/os organizadoras/es.