Coordenação – Atendimento externo: Terça-feira, 17h30-19h30; Quinta-feira, 17h30-18h30

Colegiado: sala 3074 – Tel.: (31) 3409-5056 – E-mail: colgradhis@fafich.ufmg.br – Atendimento externo: Terça-feira, 15h-19h; Quinta-feira, 16h-20h
Central de Atendimento à Graduação (CEAG): sala 2033 – Tel.: (31) 3409-5088 – E-mail: ceag@fafich.ufmg.br – Atendimento: 8h-22h

Grupos de estudo e de pesquisa

Grupos de estudo e pesquisa 

Alguns dos professores do Curso de História mantêm grupos de estudo e de pesquisa com reuniões regulares. Abaixo, seguem alguns desses grupos. Caso haja interesse em participar, recomendamos entrar em contato com o professor pelo e-mail indicado:

Nome do grupo: Grupo de Estudos Africanos e Pós-Coloniais (GEAPOC)
Coordenador: Alexandre A. Marcussi
Descrição do grupo: O Grupo de Estudos Africanos e Pós-Coloniais dedica-se à leitura e debate coletivo de obras clássicas dos estudos africanos, afrodiaspóricos e pós-coloniais, revisando criticamente narrativas eurocêntricas hegemônicas da história da modernidade. O objetivo é a discussão crítica de contribuições teóricas, metodológicas e conceituais importantes para esses campo de estudos, identificando as principais correntes de interpretação e suas propostas teórico-metodológicas e historiográficas, de modo a contribuir com as pesquisas pessoais dos integrantes do grupo ou suscitar novos problemas de pesquisa. Temas como a história da África e dos africanos, o pensamento negro (africano e afrodiaspórico), o colonialismo e o imperialismo europeus, o racismo, a escravidão e as diásporas africanas terão destaque nas leituras. As reuniões são mensais e pressupõem a leitura prévia da bibliografia indicada para cada encontro no cronograma semestral de atividades. O foco do grupo é a leitura e discussão de obras na íntegra, divididas em várias sessões de discussão, de acordo com o volume de cada obra.
E-mail para contato: alexandremarcussi@gmail.com 
Nome do grupo: Grupo de estudos – Leituras sobre história, ensino e educação
Coordenadora: Ana Paula Sampaio Caldeira
Descrição do grupo: Este grupo de estudos pretende ser um espaço de articulação entre questões relacionadas ao ensino de história e à teoria da história. Nesse sentido, procura-se discutir a necessidade de ressignificação da escola e, de maneira mais específica, do ensino de história, considerando os debates teóricos na área e as atuais demandas de diversos grupos sociais sobre a instituição escolar e a história como disciplina. A abordagem dessas questões é feita a partir de textos selecionados em diversas áreas do conhecimento (para além da história) e os encontros do grupo acontecem mensalmente.
E-mail para contato: anapaula.sampaiocaldeira@gmail.com 
Nome do grupo: Ritualizações do tempo: estudos em teoria e historiografia
Coordenador: Douglas Attila Marcelino
Descrição do grupo: Trata-se de um grupo de estudos voltado para temas atinentes à teoria da história e suas vinculações com áreas congêneres (história e literatura, história e psicanálise, história e antropologia, história e imagem, história da historiografia, memória histórica e comemoracionismo, entre outros). O grupo é composto de discentes de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos e docentes de dentro e fora da UFMG. As reuniões, redefinidas a cada semestre, têm ocorrido a cada duas semanas. Além do debate de textos e temáticas pertinentes, o grupo também discute as pesquisas em andamento de graduandos, pós-graduandos, pós-doutorandos e docentes a ele vinculados e de professores externos convidados. 
E-mail para contato: douglasattila@gmail.com 
Nome do grupo: Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória/UFMG
Coordenadora: Heloisa Starling
Descrição do grupo: o Projeto República tem como foco principal o período histórico republicano brasileiro, o percurso da história das ideias e dos conceitos de republica, republicanismo, democracia e autoritarismo no Brasil, e o estudo da temática e dos pensadores do republicanismo. Desenvolve pesquisa direcionada para construção de um campo historiográfico interessado em incorporar linguagens estéticas e artísticas, ou tecnologia interativa para produção e divulgação de conhecimento. 
E-mail para contato: projetorepublica@ufmg.br
Sites e/ou redes sociais do grupo:Instagram: @projetorepublicaufmgTwitter: @proj_republicaFacebook: Projeto Republica UFMG  
Nome do grupo: Grupo de Estudos em História da Educação e ensino de História: políticas educacionais, instituições, sujeitos, saberes e práticas
Coordenadora: Juliana Filgueiras
Descrição do grupo: O “Grupo de Estudos em História da Educação e Ensino de História: políticas educacionais, instituições, sujeitos, saberes e práticas” tem como objetivo ser um ambiente de discussão de bibliografias e fontes que tratam da construção da educação escolar e da trajetória do ensino de História na educação básica, a partir de reuniões periódicas com estudantes de graduação e pós-graduação. Aborda a configuração da disciplina História e a constituição da educação escolarizada, das escolas oficiais aos projetos alternativos, com foco nas políticas educacionais, nas instituições, os sujeitos, saberes e práticas desenvolvidos no cotidiano escolar. Busca colaborar para a construção de um repertório teórico-metodológico pelos estudantes, a partir das contribuições dos campos da História e da Educação, com ênfase nos estudos sobre as disciplinas escolares e os livros didáticos. Pretende estimular a elaboração de projetos de pesquisa pelos estudantes e reunir trabalhos em desenvolvimento.
E-mail para contato: jufilgueiras@gmail.com 
Nome do grupo: Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem (GETHL)
Coordenador: Luiz Arnaut
Descrição do grupo: A proposta do grupo é pôr em questão as relações entre História e linguagem, na perspectiva da chamada “História Social da Linguagem”, tendo como pressuposto de que a linguagem e a escrita não devem ser tratadas só como suportes de ideias, mas que a forma e as condições de enunciação nos informam acerca de seus conteúdos, interlocutores, sentidos que assumem e efeitos que produz. A preocupação com a linguagem, seu lugar na cultura e nas relações sociais busca problematizar o falar, o ouvir, a escrita e a leitura, enfim, a comunicação entre os membros de uma sociedade. O reconhecimento da linguagem como instituição social, como parte da cultura e da vida cotidiana, constitui um recurso para melhor compreensão das fontes orais e escritas pela via da consciência de suas convenções linguísticas e que as formas de comunicação não são neutras.
E-mail para contato: arnaut.luiz@gmail.com