Orientações sobre o EHE 2021/2

sexta-feira, 01 de outubro de 2021, às 11:58

Caros alunos e caras alunas,

Esperamos que todos estejam bem e que este semestre tenha sido proveitoso, apesar de todas as dificuldades.

Gostaríamos de passar algumas orientações importantes sobre o planejamento do próximo semestre (2021/2).

Como todos devem saber, a UFMG está planejando o retorno gradual de algumas atividades presenciais para o próximo semestre. Essa modalidade recebeu o nome de EHE (Ensino Híbrido Emergencial) e será orientada por protocolos de segurança definidos pelo comitê local de enfrentamento da pandemia.

Diante dessas normas, a diretoria da Fafich definiu critérios para ocupação de salas e espaços. Confiram no link abaixo:

Fafich – plano de adequação espaço para a etapa 2 18-08-21

Nesse sentido, os cursos foram encorajados a planejar a oferta de algumas disciplinas na modalidade EHE para o semestre de 2021/2. Essas disciplinas devem prever alguns encontros presenciais na Fafich.

Para o curso de Comunicação Social, foram observados os seguintes critérios de escolha de disciplinas a serem ofertadas nessa modalidade:

• Prioridade para disciplinas optativas
  • Prioridade para disciplinas laboratoriais
  • Prioridade para disciplinas que também foram aprovadas nos outros três cursos (JOR, PP e RP).

Para o próximo semestre, ofertaremos as seguintes disciplinas no modo EHE:

COM354 Tópicos em Laboratório de Comunicação Social – Rádio e Mídias Digitais
COM354 Tópicos em Laboratório de Comunicação Social: Comunicação e Expressão: a performance da presença
COM336 Tópicos em Laboratório de Assessoria de comunicação
COM348 Laboratório de criação publicitária: Criação de projetos de não ficção
COM354 Tópicos em Laboratório de Comunicação Social: Laboratório de iconografia dos povos indígenas do Brasil e relações com comunidades tradicionais
COM354 Tópicos em Laboratório de Comunicação Social: Comunicação e Esporte
COM349 Laboratório de criação visual: cartaz
COM349 Laboratório de criação visual: fotografia

Essas disciplinas acima terão de 2 a 4 encontros presenciais no próximo semestre, que devem ocorrer a partir do mês de dezembro. O detalhamento do calendário com as datas específicas dos encontros presenciais será, em breve, divulgado.

Algumas recomendações importantes:

• Caso você não se sinta confortável ou tenha algum impedimento de ir ao campus, recomendamos que você não se matricule nessas disciplinas.
  • Os professores serão orientados a aferir presença nas atividades presenciais.
  • Todas as outras disciplinas serão ofertadas no modo ERE, tal como nos semestres anteriores.
  • O uso de máscaras será obrigatório, observando o decreto municipal da PBH.
  • A cantina NÃO estará funcionando.

A lista de ofertas de todas as disciplinas do próximo semestre está disponível no link abaixo:

Mapa de ofertas 2021-2 Comunicacao Social

Seguem abaixo alguns documentos importantes:

Resolução do Ensino Híbrido Emergencial (EHE)

Resolução_CG-CEPE_2-2021

Informes do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG

Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em procurar o colegiado. Estaremos à disposição para atendê-los: colgradcom-soc@fafich.ufmg.br

Abraço!

Daniel e Nísio

(Coordenação e Subcoordenação do curso de Comunicação Social)