O Departamento de Ciência Política (DCP) tem sua origem no Curso de Mestrado em Ciência Política, criado na UFMG em 1966. Este curso resultou da iniciativa de professores vinculados aos Cursos de Sociologia e Política, da Faculdade de Ciências Econômicas, e de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que haviam completado estudos de pós-graduação em universidades norte-americanas e na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO).

Com a reforma da organização universitária, em 1968, que implantou a estrutura departamental, o Departamento de Ciência Política passou a abrigar o Curso de Mestrado em Ciência Política e a oferecer disciplinas para a formação na área de Ciência Política no Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH).

Desde então, o DCP tem sido reconhecido como centro de excelência em pesquisa e produção intelectual em diversas áreas relevantes no campo da Ciência Política, destacando-se estudos sobre comportamento eleitoral, sindicalismo, instituições políticas (com destaque para  o Poder Legislativo), políticas públicas, movimentos sociais e instituições da democracia participativa/deliberativa.