Venha fazer parte do EME!!

Você tem interesse em conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?

Estão abertas as inscrições para seleção de dois estudantes de graduação para a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG.

grupo-700x410Se você deseja trabalhar em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe e pela preocupação com discussões sobre democracia, mídia e direitos humanos, venha conhecer o nosso trabalho. Inscreva-se e venha desenvolver seu potencial intelectual e científico.

Inscrições: até domingo, 11 de março de 2018, às 22h.

Entrevistas: segunda-feira, 12 de março de 2018, a partir das 10h30, na sala F1031

* será divulgada uma escala de horário com os candidatos selecionados para a entrevista


Saiba mais:

O EME dispõe de uma sala ampla e agradável, com computadores, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina e as refeições na universidade. Nela os Rmaia2estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades com alunos da graduação, do mestrado, do doutorado e com pós-doutores.

As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores participam de reuniões semanais do grupo com discussões de textos recentemente publicados, integram parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e de Mannheim na Alemanha), participam dos projetos de pesquisa em andamento e do planejamento de atividades, como grupos focais e codificações.

Nossos projetos:

  • Sistema deliberativo e mídias interconectadas

Com base na literatura sobre deliberação, conversação política e ambiente híbrido dos media, este projeto tem por objetivo analisar debates sobre temas controversos, tais como a redução da maioridade penal, o Plano Nacional de Direitos Humanos, A Comissão da Verdade, A redução da tarifa de transportes urbanos proposta pelo Movimento Tarifa Zero, o melhor modelo de educação de surdos, a autonomia das mulheres para decidir sobre o parto, o aborto. Investigamos, sob uma base comparativa, esses debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais na arena dos media.

  • Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias

Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos,  o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativo, nos debates mediados.

  • Deliberação nas escolas: criando capacidades deliberativas

O projeto investiga o potencial do debate público para processar questões controversas, que geram divisões profundas na sociedade. A proposta será realizada em escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos focais e da realização de workshops de treinamento de capacidades deliberativas entre professores e alunos.

Sobre as inscrições:

  1. Poderão inscrever-se qualquer estudante regularmente matriculado na Universidade Federal de Minas Gerais. É desejável, mas não obrigatório, que o candidato tenha cursado ou esteja cursando a disciplina Comunicação e Política e/ou Teorias da Opinião Pública.

  2. Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão:

a) Realizar a inscrição do dia 22 de agosto até às 15h do dia 29/08/2018, quarta-feira.

b) Preencher o formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/3W0IBVzYrYi5rZ9g1

c) Possuir Currículo Lattes, que pode ser preenchido no link: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio

d) Enviar PDF de Histórico Escolar com RSG e currículo Lattes para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA)

e) Estar de posse de documento de identidade e do CPF no momento da entrevista.

A divulgação dos pré-selecionados para entrevista será realizada no dia 29/08, até as 22h. Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista, que será realizada no dia 30/08, a partir das 9h, na sala 1031 da Fafich.

 

 

 

 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *