Coordenação
Rousiley Maia
É Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Obteve seu mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham, Inglaterra (em 1989 e 1992 respectivamente) e pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos (2010-2011).
Professores e Pesquisadores
Ana Carolina Vimieiro
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG, onde também realizou estágio pós-doutoral com bolsa PNPD/Capes (2016-2017). Doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália). Pesquisa a relação entre cultura popular e engajamento cívico e métodos inovadores de pesquisa na área da Comunicação.
Danila Gentil Cal
Doutora em Comunicação Social pela UFMG, com pós-doutorado em Comunicação e Esfera Pública (CNPq-UFMG). Mestre em Comunicação pela mesma instituição, e graduada em Comunicação Social pela UFPA. É Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFPA.
Érica Anita Baptista
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora de pós-doutorado no Grupo EME/UFMG. Jornalista e mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra e participou da pesquisa “Corrupção política e os media: uma perspectiva comparada – Portugal, Brasil e Moçambique”, desenvolvida no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ – Universidade Nova de Lisboa). É pesquisadora no Grupo Opinião Pública (UFMG). Desenvolve pesquisa nas áreas de comportamento político e eleitoral, marketing político, Internet e política, e marketing digital.
Fernanda Nalon Sanglard
Doutora em comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2007), mestre em comunicação (2012) e especialista em Marketing – MBA (2009) pela mesma universidade. Foi repórter do jornal Tribuna de Minas entre 2008 e 2013, com atuação nas editorias de Cidade, Cultura e Política. Tem experiência em jornalismo impresso, jornalismo on-line, telejornalismo e assessoria de comunicação. No campo da pesquisa, atua nas áreas de Comunicação Política e Direitos Humanos. Atualmente pesquisa a cobertura midiática de temas relativos à ditadura militar brasileira, à justiça de transição e às comissões da verdade. É pesquisadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg).
Janine Rocha Bargas
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Mestra em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia, e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Regiane de Oliveira Garcêz
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora, mestre e jornalista em Comunicação Social, pela mesma universidade. Dedica-se a pesquisas que envolvem, de forma geral, a interface entre mídia, lutas por reconhecimento, representação política, esfera pública, ativismo e movimentos sociais.
Vanessa Veiga
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio doutoral com a prestigiosa bolsa Fulbright na University of North Carolina at Chapel Hill sob orientação de Jurg Steiner (2015-2016). Atualmente é docente do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Puc Minas em Poços de Caldas.
Estudantes de Pós-Graduação
Bruna Silveira
Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa “Processos Comunicativos e Práticas Sociais”. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo de Pesquisa Mídia e Esfera Pública (EME). Trabalhou como coordenadora de comunicação no FA.VELA, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com experiência profissional em assessoria de imprensa, gestão cultural e facilitação de conteúdos. Possui interesse acadêmico em comunicação e política, estudos sobre deliberação, intolerância e comunicação em conflitos sociais.
Gabriella Hauber Pimentel
Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, na linha de Processos comunicativos e práticas sociais; mestre e graduada em Comunicação Social também pela mesma universidade. Atuou em projetos sociais voltados para a defesa do meio ambiente e dos direitos de crianças e adolescentes, com atividades de produção de conteúdos diversos e realização de oficinas de comunicação.
Julia Ester de Paula
Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Comunicação Social – jornalismo pela mesma instituição (2016/1). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica junto ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública – EME/UFMG.
Leonardo Santa Inês
Pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política na University of California – Irvine. Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas (2007) e Jornalismo (2017) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Professor do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia desde 2010, tendo coordenado projetos de extensão na área de formação profissional, comunicação, relações públicas e direitos humanos. Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade de Minas Gerais e membro do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME-UFMG). Atua na área de Comunicação e Política, Direitos Humanos, democracia digital, deliberação e sistema deliberativo.
Maiara Garcia Orlandini
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais.Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá (2012). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Foi professora substituta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos anos de 2016 e 2017. Integra o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública. Estuda as especificidades da Comunicação Política e e a interface entre Comunicação, Teoria Deliberacionista e Ativismo Digital.
Pedro Henrique Bicalho Camelo
Jornalista, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG. Enquanto graduando, foi bolsista de iniciação científica no grupo de pesquisa em Mídia e Esfera Pública, vinculado à UFMG. Dentro do grupo, atuou na elaboração do projeto “Compartilha: Democracia e Diversidade na Escola”.
Thaís dos Santos Choucair
Doutoranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Mestra e graduada em Comunicação Social pela mesma Universidade. Ministrou o curso “Metodologias de Pesquisa em Comunicação por meio do NVIVO”. Atua na área de Comunicação e Política, metodologias quantitativas e qualitativas, ativismo digital, deliberação, sistema deliberativo, enquadramento.
Bolsistas da graduação
Agustin Quiñonez (Lattes) – Iniciação Científica (2019)
Andressa Almeida Lopes Rocha Baia (Lattes) – Iniciação Científica/Apoio Técnico (2019)
Ayana Odara de Brito (Lattes) – Iniciação Científica (2019)
Bárbara dos Santos Choucair (Lattes) – Iniciação Científica (2019)
Diogo José Diniz (Lattes) – Iniciação Científica (2019)
Gabriel Ferreira Aquino Silva (Lattes) – Iniciação Científica (2018-2019)
Juliana de Toledo Ramos (Lattes) – Iniciação Científica/Divulgação Científica (2019)
Thais Borges da Costa (Lattes) – Voluntária de Iniciação Científica (2019)
Carolina dos Santos Abreu (Lattes) – Iniciação Científica (2018)
Leandro Soares (Lattes) – Iniciação Científica (2018)
Vinícius Cirqueira (Lattes) – Apoio Técnico (2018)
Integrantes Anteriores
Alicianne Gonçalves de Oliveira
Doutora em comunicação social pela UFMG, mestre em comunicação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, e graduada em comunicação social/jornalismo também pela UFC. Pesquisa temas da interface comunicação pública, esfera pública e relações étnico-raciais.
Larissa de Oliveira Arantes
Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. É formada em Jornalismo pela mesma instituição (2011). Pesquisa na área de Comunicação e Política com destaque para os temas relacionados aos movimentos sociais. Tem experiência em jornais impressos diários com produção voltada principalmente para a Editoria de Política e também de jornalismo online.