Concebido no ano de 1995, o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública está vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMG, e dedica-se aos estudos que envolvem a interface entre comunicação e política.

Como foco central dos trabalhos, os pesquisadores analisam como os media contribuem para criar espaços de deliberação social e promover o intercâmbio de razões entre o público.

A partir de pesquisas sobre a relação entre os media e as mais variadas formas democráticas de expressão, o grupo busca articular perspectivas teóricas a casos empíricos que versam sobre o papel da comunicação na esfera pública. Seus principais tópicos de pesquisa são: democracia deliberativa, esfera pública, lutas por reconhecimento, atuação da sociedade civil, processos de representação política de grupos e comunidades particulares.   

 As pesquisas do EME são executadas através de projetos de pesquisa, que contam com o apoio de instituições de fomento à pesquisa científica e tecnológica. Esses projetos podem ser concretizados individualmente pelos integrantes do grupo, bem como por meio de cooperações nacionais e internacionais com outros pesquisadores e grupos de pesquisa. Os integrantes do grupo estão distribuídos em bolsas de iniciação científica, apoio técnico, mestrado, doutorado e pós-doutorado, destinadas a graduandos e pós-graduandos associados à UFMG.

Ao longo de mais de 20 anos de trajetória, o EME construiu um vasto acervo composto por livros, artigos, capítulos, teses e dissertações, tendo sido premiado diversas vezes por seus trabalhos publicados.