Skip to content

EME

Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública

  • Sobre
    • Grupo
    • Prêmios
    • Como participar
  • Equipe
  • Pesquisa
    • Áreas de estudo
    • Projetos
    • Publicações
      • Livros
      • Artigos
      • Capítulos de Livros
      • Teses e Dissertações
      • Anais de Congressos
    • Cooperações
  • Notícias e Eventos

GRUPO DE PESQUISA SELECIONA 3 BOLSISTAS

23 de outubro de 201923 de outubro de 2019 site_adminLeave a comment

Tem interesse por política e direitos humanos? Gostaria de trabalhar com jovens?

Quer aprender a construir e analisar banco de dados?

Tem vontade de conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?

Então você pode ser bolsista do EME!

Corra que estão abertas até dia 28 de outubro as inscrições para a seleção de três (3) estudantes de graduação para integrarem a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. As bolsas são para desenvolver atividades de iniciação científica e extensão.

PERFIL DAS VAGAS

Os bolsistas realizarão atividades gerais de iniciação científica e extensão, que envolvem: leitura e fichamento de textos, auxílio em revisões bibliográficas, participação em reuniões do grupo e nos projetos de pesquisa, visitas às escolas, contato com professores para agendamento e programação de atividades, atuação no trabalho de campo com adolescentes estudantes da rede pública, na divulgação científica e na aproximação da pesquisa com a comunidade, auxílio na produção de um documentário sobre o projeto, transcrição de entrevistas, codificação e análise de dados.

– Iniciação científica

Auxílio na atualização do site e das mídias sociais do grupo, produção de vídeos e de conteúdo multimídia, colaboração com a produção de um documentário para o projeto Deliberação em Escolas Públicas, redação e edição de textos, postagens de materiais, participação em leituras e discussões teóricas, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, colaboração na análise dos dados da pesquisa.

– Extensão

Auxílio na produção de materiais para um site com o legado do projeto Deliberação em Escolas Públicas, produção de conteúdo para mídias sociais do grupo, acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, produção e apresentações de slides.

A bolsa de extensão é de ação afirmativa e, portanto, destinada a estudantes cotistas e/ou assistidos pela FUMP.

– Demanda orientada

Acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, produção e apresentações de slides.

SOBRE O EME

O EME dispõe de uma sala ampla e agradável na Fafich, com computadores, mesa de reunião, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina (ou as refeições) na universidade. Nela os estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores que integram o grupo se envolvem no que têm mais afinidade e interesse, participando das reuniões do grupo, de parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e da Universidade de Mannheim – Alemanha), dos projetos de pesquisa em andamento, do planejamento de atividades, do trabalho de campo, das codificações e análises de dados e das discussões de textos. Por trabalhar com temáticas e projetos multidisciplinares, o EME conta com pesquisadores e estudantes de diversos cursos, especialmente vinculados às ciências humanas e sociais.

SOBRE A SELEÇÃO

– Prazo das inscrições: de segunda-feira, dia 21/10, até segunda-feira, dia 28/10

– Divulgação dos pré-selecionados para entrevista: terça-feira, dia 29/10, até 19h

– Entrevistas: 30/10 – a partir das 11h, na sala 1031 da Fafich.

– Formulário para inscrição: https://forms.gle/ekEAgZApBgoq3fd57

– Após preencher o formulário, enviar arquivo PDF do Histórico escolar com RSG e do currículo Lattes** para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA 2019.2”). Só serão aceitos documentos enviados até o dia 28 de outubro de 2019.

– Informações detalhadas no site: http://www.fafich.ufmg.br/eme/ 

* Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista no dia 30/10, às 11h.

** Se você ainda não cadastrou seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, pode fazer isso neste link http://lattes.cnpq.br/

Saiba mais sobre o grupo EME e sobre as vagas no link:  http://www.fafich.ufmg.br/eme/

SOBRE OS NOSSOS PROJETOS

– Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas

Este é o maior e mais desafiador projeto realizado pelo EME. Envolve testar se é possível ensinar habilidades de deliberação para jovens estudantes de ensino médio e quais seriam os métodos mais eficazes para isso. O intuito estimular que jovens estudantes aprendam, pratiquem e se tornem multiplicadores da deliberação para a solução de conflitos e para estimular discussões democráticas sobre questões controversas. O projeto é realizado com cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos de discussão, jogos e oficinas de treinamento de capacidades deliberativas envolvendo professores e alunos. Para tal, o EME criou um material didático inédito e inovador, que vem sendo utilizado pelo projeto e futuramente poderá ser usado por outras escolas em outras regiões do país.

– Sistema deliberativo e mídias interconectadas

Tem por objetivo analisar debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais e na arena dos media sobre temas controversos, tais como aborto, redução da maioridade penal, Plano Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, redução da tarifa de transportes urbanos, modelo de educação de surdos e autonomia das mulheres para decidir sobre o parto.

– Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias

Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos, o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativos, nos debates mediados.

– Peer Instruction

Peer Instruction, ou Instrução por pares, é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. Aqui na UFMG o EME foi responsável por introduzir tal método em algumas disciplinas do curso de comunicação. Desse modo, as aulas se tornam menos expositivas e passam a envolver mais os alunos, que discutem e tentam descobrir conjuntamente as respostas para algumas questões complexas apresentadas pelas disciplinas. O projeto envolve a preparação de um banco de textos, exemplos e questões, de modo que a cada aula haja interação que permita aos alunos aprenderem por meio de leitura, reflexão, exemplos concretos e respostas a questões conceituais.

Em caso de dúvidas, fale com a gente:

deliberacaonaescola@gmail.com

31 3409-6249

GRUPO EME SELECIONA 2 BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

7 de agosto de 2019 grupoemeblogLeave a comment

Tem interesse por política e direitos humanos? Gostaria de trabalhar com jovens? Quer conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?

Então você pode ser bolsista do EME!

Corra que estão abertas até dia 9 de agosto (às 12h) as inscrições para a seleção de dois (2) estudantes de graduação para integrarem a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. As bolsas são para desenvolver atividades de iniciação científica, apoio técnico e divulgação científica.

Convidamos estudantes dos cursos de comunicação, educação, ciências sociais, psicologia, gestão pública, direito, administração, história, dentre outros, a se inscreverem.  

PERFIL DAS VAGAS

Os dois bolsistas realizarão atividades gerais de iniciação científica, que envolvem: leitura e fichamento de textos, auxílio em revisões bibliográficas, participação nos projetos de pesquisa, atuação no trabalho de campo com jovens estudantes da rede pública, auxílio na mediação de oficinas temáticas e grupos de discussão, transcrição de entrevistas, codificação e análise de dados. Além disso, deseja-se que um dos bolsistas selecionados atue auxiliando nas atividades de apoio técnico e o outro nas atividades de comunicação e divulgação científica.

– Apoio técnico

Auxílio em gestão de projetos, logística do grupo de pesquisa, compras, prestação de contas, relatórios, acompanhamento de bolsas e recursos, organização de documentos e materiais. Auxílio aos demais bolsistas e pesquisadores.

– Divulgação científica

Atualização do site e das mídias sociais do grupo, produção de vídeos e de conteúdo multimídia, redação e edição de textos, postagens de materiais, elaboração de material gráfico, acompanhamento das atividades do grupo, divulgação na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, produção e apresentações de slides.

SOBRE O EME

O EME dispõe de uma sala ampla e agradável na Fafich, com computadores, mesa de reunião, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina (ou as refeições) na universidade. Nela os estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores que integram o grupo se envolvem no que têm mais afinidade e interesse, participando das reuniões do grupo, de parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e da Universidade de Mannheim – Alemanha), dos projetos de pesquisa em andamento, do planejamento de atividades, do trabalho de campo, das codificações e análises de dados e das discussões de textos. Por trabalhar com temáticas e projetos multidisciplinares, o EME conta com pesquisadores e estudantes de diversos cursos, especialmente vinculados às ciências humanas e sociais.

SOBRE A SELEÇÃO

– Prazo das inscrições: de terça-feira, dia 06/08, até sexta-feira, dia 09/08, às 12h

– Divulgação dos pré-selecionados para entrevista: segunda-feira, dia 12/08, até 12h*

– Entrevistas: 12/08 – a partir das 14h, na sala 1031 da Fafich.

– Formulário para inscrição: https://forms.gle/4P4CHDJctttwYsd3A

– Após preencher o formulário, enviar PDF de Histórico escolar com RSG e do currículo Lattes** para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA”). Só serão aceitos documentos enviados até 12h do dia 09 de agosto de 2019.

– Informações detalhadas no site: https://grupoemeblog.wordpress.com/   

* Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista no dia 12/08, às 14h.

** Se você ainda não cadastrou seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, pode fazer isso neste link http://lattes.cnpq.br/

Saiba mais sobre o grupo EME e sobre as vagas no link:  https://grupoemeblog.wordpress.com

SOBRE OS NOSSOS PROJETOS

– Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas

Este é o maior e mais desafiador projeto realizado pelo EME. Envolve testar se é possível ensinar habilidades de deliberação para jovens estudantes de ensino médio e quais seriam os métodos mais eficazes para isso. O intuito estimular que jovens estudantes aprendam, pratiquem e se tornem multiplicadores da deliberação para a solução de conflitos e para estimular discussões democráticas sobre questões controversas. O projeto é realizado com cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos de discussão, jogos e oficinas de treinamento de capacidades deliberativas envolvendo professores e alunos. Para tal, o EME criou um material didático inédito e inovador, que vem sendo utilizado pelo projeto e futuramente poderá ser usado por outras escolas em outras regiões do país.

– Sistema deliberativo e mídias interconectadas

Tem por objetivo analisar debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais e na arena dos media sobre temas controversos, tais como aborto, redução da maioridade penal, Plano Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, redução da tarifa de transportes urbanos, modelo de educação de surdos e autonomia das mulheres para decidir sobre o parto.

– Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias

Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos, o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativos, nos debates mediados.

– Peer Instruction

Peer Instruction, ou Instrução por pares, é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. Aqui na UFMG o EME foi responsável por introduzir tal método em algumas disciplinas do curso de comunicação. Desse modo, as aulas se tornam menos expositivas e passam a envolver mais os alunos, que discutem e tentam descobrir conjuntamente as respostas para algumas questões complexas apresentadas pelas disciplinas. O projeto envolve a preparação de um banco de textos, exemplos e questões, de modo que a cada aula haja interação que permita aos alunos aprenderem por meio de leitura, reflexão, exemplos concretos e respostas a questões conceituais.

Em caso de dúvidas, fale com a gente:

deliberacaonaescola@gmail.com

31 3409-624

Pesquisadoras do EME participam da Compós

28 de junho de 2019 grupoemeblogLeave a comment

Pesquisadoras do grupo EME participaram do XXVIII COMPÓS, entidade que tem como objetivos principais o fortalecimento e qualificação da Pós-Graduação em Comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área. A Compós é um dos principais congressos da área realizados no país. O evento ocorreu entre os dias 11 a 14 de junho de 2019, na Pontifícia Universidade Católica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Gabriella Hauber apresentou, em coautoria com a coordenadora do Eme, Rousiley Maia, trabalho que traz alguns dos resultados de sua pesquisa de mestrado, sobre as discussões públicas proporcionadas pelo projetos de lei de redução da maioridade penal. Já Fernanda Sanglard apresentou trabalho que aborda virada conservadora, autoritarismo e ciclos de memória. Danila Gentil Cal e Suzana Magalhães participaram como ouvintes.

GT – Memória nas Mídias

Fernanda Nalon Sanglard

Autoritarismos e Ciclos de Memória no Brasil, produzido em cooperação com Teresa C. da Costa Neves (UFJF).

GT – Comunicação e Política

Gabriella Hauber e Rousiley C. M.Maia

Discussão Política Online: emoção e deliberação sobre a redução da maioridade penal em duas plataformas distintas

IMG-20190612-WA0021

Grupo EME no Compolítica

31 de maio de 2019 grupoemeblogLeave a comment

Entre os dias 15 e 17 de maio, nossos pesquisadores marcaram presença no Congresso Compolítica em Brasília. O Congresso reuniu pesquisadores de todo o país, das áreas de Ciência Política, Comunicação, Psicologia, Filosofia, entre outras. O principal objetivo do Encontro foi reforçar a importância da pesquisa nas ciências políticas, nos espaços midiáticos e sua relação com os efeitos da mídia na opinião pública e nos debates de questões comuns da sociedade.

O tema da oitava edição do Congresso foi “Política e Comunicação Pós-Eleições no Brasil”, e foram discutido os impactos do atual contexto político e seus papéis na democracia brasileira.

A Professora Doutora Rousiley Maia, coordenadora do Grupo EME, participou de uma mesa redonda sobre tendências em Comunicação e Política, abordando os movimentos sociais e resistências populares, além de ter apresentado o trabalho “Mídias digitais e dinâmicas do conflito em comunidades tradicionais: os quilombolas do Pará”, produzido junto com a pesquisadora Janine de Kássia Rocha Bargas



Coordenadora do EME no Internatinonal Communication Association

28 de maio de 2019 grupoemeblogLeave a comment

A Coordenadora do EME, Rousiley Maia, participa da 69ª Conferência Anual do International Communication Association (ICA) em Washington, D.C., Estados Unidos, no período de 24 a 28 de Maio de 2019. O tema da conferência é Communication Beyond Boundaries e tem como objetivo o entendimento do papel da comunicação e da mídia no cruzamento das fronteiras social, política e cultural que caracterizam a sociedade contemporânea, e encorajar a pesquisa que ultrapasse fronteiras de domínios de pesquisa, de campos específicos de interesse, e da academia e do mundo exterior. Abaixo, seguem as atividades que a professora Rousiley participará.

24/05 – Tema:  Mediated Recognition: Identity, Justice and Activism

Debatedores: Peter Lunt (Univeristy og Leicester), Tanja Thomas (Univerity of Tuebingen) and  Rousiley Maia (The Federal University of Minas Gerais)


25/5 Encontro do corpo editorial da International Journal of Press/Politics


25/5 – Encontro de editores: The International Encyclopedia of Political Communication, 3 Volume Set, Willey-Blackwell Enciclopedia

26/5 – Encontro de editores do Journal of  Communication


27/5 Apresentação oral de trabalho: Which Types of Reason-Giving and Storytelling Are Good for Deliberation? Assessing the Discussion Dynamics in Formal and Informal Settings
Autores: Maia C. Rousiley; Danila Cal; Janine Bargas; Neylson J. Crepalde

Pesquisadora do EME ganha Medalha do Mérito Legislativo

3 de maio de 2019 grupoemeblogLeave a comment

A pesquisadora do Grupo EME Dra Fernanda Nalon Sanglard recebeu da Câmara Municipal de Juiz de Fora a Medalha do Mérito Legislativo na área de Direitos Humanos, em solenidade no dia 25 de abril de 2019. A Medalha, maior honraria da Casa, tem a finalidade de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.

Pesquisadores do EME no Compolítica

24 de abril de 2019 grupoemeblogLeave a comment

Pesquisadores do grupo EME foram selecionados para participar do 8º Compolítica, congresso destinado a promover a pesquisa e o ensino no campo interdisciplinar da Comunicação e Política. O tema dessa edição é “Política e Comunicação Pós-Eleições no Brasil”. Diante do cenário pós-eleitoral de 2018, qual Brasil surge das urnas? O evento será realizado entre os dias 15 e 17 de maio de 2019 na Universidade de Brasília. Abaixo seguem os Grupos de Trabalho e os pesquisadores do EME selecionados com seus
respectivos trabalhos, bem como as pesquisadoras do EME que atuarão como coordenadoras dos GTs.

GT1 – Comunicação e democracia – coordenado por Regiane Garcez.
Leonardo Santa Inês Cunha
Desrespeito e Direitos humanos no debate sobre criminalidade urbana: um olhar deliberativo sobre grupos polarizados nas eleições brasileiras de 2018

GT2 – Mídia e eleições
Érica Anita Baptista e Pedro Henrique Bicalho Camelo
Político não, gestor!

GT3 – Comunicação institucional e imagem pública
Vanessa Veiga de Oliveira
Construindo pontes em contextos de desconfiança: a comunicação pública do Ministério da Saúde diante do movimento antivacina

GT5 – Comunicação e sociedade civil – coordenado por Ana Carolina Vimieiro
Bruna Silveira Martins de Oliveira, Fernanda Nalon Sanglard e Maiara Garcia Orlandini
Virada conservadora no Brasil: intolerância e repressão a manifestações
culturais

Janine de Kássia Rocha Bargas e Rousiley Celi Moreira Maia
Mídias digitais e dinâmicas do conflito em comunidades tradicionais: os
quilombolas do Pará

Danila Gentil Cal
Gênero e democracia: práticas políticas e comunicativas de mulheres
amazônidas no ato #EleNão




Treinamento do Projeto Compartilha

22 de abril de 2019 grupoemeblogLeave a comment

Os integrantes do EME participaram, nos dias 14, 15 18 e 19 de março, de um treinamento para desenvolver as habilidades e testar os materiais didáticos desenvolvidos para o projeto Compartilha, que terá início nas escolhas públicas selecionadas na próxima semana. A oficina ministrada por Augusto Veloso Leão promoveu diversas dinâmicas, técnicas e conhecimentos que serão amplamente utilizados no projeto.

Pesquisadora do grupo EME participa de debate na I Semana por Memória e Verdade (EVENTO CANCELADO)

9 de abril de 2019 grupoemeblogLeave a comment

A pesquisadora do Grupo EME Doutora Fernanda Nalon Sanglard participará, no dia 10/04/2019, às 19 horas, de debate na I Semana por Memória e Verdade, evento destinado a reafirmar a importância do direito à memória e à verdade, divulgar o relatório final da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg), encerrada em fevereiro de 2018, e promover o Memorial dos Direitos Humanos que será instalado no antigo prédio do DOPS.

O evento é organizado por grupo de pesquisadoras da Covemg com apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT-UFMG).

Veja abaixo a programação de amanhã.
• 10/04 – quarta-feira
18h30 Exibição do documentário Vozes da Resistência
19h Diálogos da Resistência
Convidados: Carlos Melgaço (preso político à época, ex-conselheiro da Covemg), Gildasio Cosenza (preso político à época), Conceição Rubinger (viúva de Marcos Rubinger), Fahid Tahan Sab (advogado e preso político à época) e Fernanda Nalon (jornalista, professora e ex-pesquisadora da Covemg).
Local: arena externa Rainha da Sucata | av. Bias Fortes, 50
Identidade: Fábio Martins
Apoio: Subsecretaria de Direitos Humanos da SEDESE e CJT-UFMG.

Pesquisadora do grupo EME apresenta-se em congresso da Universidade de Coimbra

22 de janeiro de 2019 grupoemeblogLeave a comment

A pesquisadora de pós-doutorado Érica Anita Baptista, do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública, se apresentará no “VI Congresso internacional – Comunicação, Jornalismo e espaço público”, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. Intitulado “Media: Poder, Representação e Epistemologias”, o evento será realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro de 2018, e será dedicado a áreas afins aos estudos da comunicação política, além de questões da representação, epistemologia e metodologias no estudo dos media.

A drª Érica Anita integrará a segunda sessão do evento, dedicada a palestras sobre comunicação, no painel sobre Poder. As falas dos pesquisadores e pesquisadoras deste painel abordarão temas relativos principalmente ao processo eleitoral brasileiro, como análises da campanha presidencial de 2018, a proliferação de fake news neste período e a articulação entre a internet e o processo eleitoral. A pesquisadora do grupo EME abordará o tema “Corrupção política e opinião pública: avaliação do governo Dilma Rousseff no caso da Lava Jato”.

 

Grupo EME recebe prêmio nacional de Direitos Humanos

21 de novembro de 2018 grupoemeblogLeave a comment

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe nesta quarta-feira (21) o Prêmio Direitos Humanos 2018, concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos. Criado em 1995, o prêmio é a maior honraria concedida pelo governo federal na área.

A professora do Departamento de Comunicação e coordenadora do EME, Rousiley Maia, é quem representa o grupo na solenidade que ocorre em Brasília.

Segundo a publicação do ministério, o grupo foi selecionado “por sua relevante atuação, em âmbito nacional e/ou internacional, na promoção e defesa dos Direitos Humanos”. O reconhecimento ocorre justamente quando se celebram os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Fundado há cerca de 20 anos, o EME está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e se dedica aos estudos na área da comunicação política, tendo acumulado em sua trajetória pesquisas e projetos que visam compreender o conceito e as práticas de democracia deliberativa, as políticas para os direitos humanos, a atuação dos media no debate público, o processo democrático brasileiro e os modos de inclusão social.

Nesse período, dezenas de estudantes e pesquisadores – não apenas da comunicação, mas também da ciência política, gestão pública, psicologia, história, entre outras áreas – passaram pelo grupo deixando a sua contribuição.

Atualmente, o principal projeto desenvolvido pelo EME, intitulado Deliberação em Escolas Públicas, representa a primeira experiência brasileira de educação cívica baseada no conceito de democracia deliberativa. Tal projeto de pesquisa e intervenção social busca desenvolver um material didático inédito e inovador que possa ser utilizado em instituições de ensino de todo o Brasil com o objetivo de ensinar habilidades de discussão baseadas no respeito, na diversidade e no respeito aos direitos humanos. A intenção é estimular que os jovens estudantes sejam cidadãos capazes de justificar suas opiniões, compreender as diversidades, atuar pela inclusão e discutir temas que dividem opiniões de modo respeitoso.

WhatsApp Image 2018-11-21 at 12.42.47 (1).jpeg

 

Grupo Eme recebe cerca de 300 estudantes de escolas estaduais na UFMG

3 de dezembro de 2019 site_adminLeave a comment

Entre os dias 19 e 20 de novembro, o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG) realizou o “Compartilha na UFMG”. O evento foi planejado para reunir todos pesquisadores, professores e estudantes participantes como forma de marcar o encerramento das atividades de campo realizadas pelo projeto Compartilha em escolas públicas de Minas Gerais. O EME recebeu cerca de 300 adolescentes que participaram do Compartilha no auditório do CAD2 da UFMG. Na ocasião, foram apresentados os resultados parciais do projeto, uma palestra interativa sobre física, além de performances culturais das turmas envolvidas no projeto.

“Desde 2018 realizamos este projeto de pesquisa e intervenção social nas escolas, com a intenção de testar as habilidades deliberativas dos participantes e ensinar um pouco sobre os princípios da deliberação. Desenvolvemos um material didático lúdico e inovador para trabalhar esses conceitos. Mas como sempre somos nós quem levamos essas propostas às escolas, achamos que nesta fase final do trabalho de campo era necessário trazer os alunos e professores à UFMG e oferecer protagonismo a eles. Foi incrível ver o engajamento deles nesta proposta”, destaca a pesquisadora do EME Fernanda Sanglard.

Apesar de o projeto Compartilha ser realizado em dois estados, Minas Gerais e Pará, o evento na UFMG envolveu a participação apenas das escolas mineiras. Outro evento será realizado em breve em Belém, envolvendo os paraenses. A oportunidade de reunir os participantes de Minas também permitiu apresentar às escolas os resultados preliminares do Compartilha, projeto que começou a ser desenvolvido em 2018. “Nossa parceria com a escola Laurita de Melo Moreira começou ainda em 2018, quando realizamos cinco encontros com uma turma do 1º ano do ensino médio. Foi uma oportunidade muito valiosa, pois testamos nosso material didático e, também, nos colocamos à prova, para conseguirmos alinhar as oficinas e a nossa equipe”, destaca a pesquisadora do EME Érica Anita.

O evento contou com a participação de professores e estudantes das escolas estaduais Dr. Lucas Monteiro Machado, Francisco Menezes Filho, Laurita de Mello Moreira e Madre Carmelita. Também estiveram presentes os integrantes do Grupo EME, representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como a Pró-reitora de extensão, Cláudia Mayorga e o chefe do Departamento de Comunicação, Elton Antunes, do Departamento de Física e do Grupo de Orientação Afirmativa (OA), além de representantes da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento também se propôs a mostrar um pouco mais sobre a universidade aos alunos. Para isso, o professor Elmo Salomão Alves, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Icex), realizou experimentos lúdicos e didáticos do projeto “Sala de Demonstrações de Física”. No tom de um bate-papo, os estudantes aprenderam sobre movimentos rotatórios e magnetismo. Já os integrantes do Grupo de Orientação Afirmativa discutiram a importância da inserção de estudantes negros na universidade, especialmente na pós-graduação.

Posteriormente, os professores das escolas participantes tiveram espaço para falar sobre a experiência do Projeto Compartilha e os benefícios da ação. Para o professor de português Zaquel Lopes, da Madre Carmelita, a inclusão da escola no projeto proporcionou uma experiência enriquecedora sobre ideias democráticas, deliberação e debate com reflexão sobre diversos pontos de vista. “A diversidade, a multiplicidade, a variedade, precisam existir e coexistir com a minha própria realidade. O projeto compartilha deveria ser currículo obrigatório”, declarou o professor. Os alunos e as alunas participantes dos dois dias de evento tiveram a oportunidade de expor suas apresentações culturais, que foram elaboradas durante as últimas semanas especialmente para o evento.

No primeiro dia de Compartilha na UFMG, os estudantes da Madre Carmelita apresentaram uma dança coletiva com diversos estilos musicais. Os representantes da Laurita De Mello realizaram uma performance com poesia política e os talentos da Francisco Menezes interpretaram canções, envolvendo os estilos gospel, internacional, autoral e sertanejo. Por fim, uma representante da Doutor Lucas recitou um poema sobre empatia e reciprocidade.

Já no segundo dia, as outras turmas das escolas Madre Carmelita e Laurita apresentaram, respectivamente, vídeos sobre o aprendizado com o projeto e uma encenação teatral sobre os papéis desempenhados pelos indivíduos na sociedade e sua ligação com a deliberação.

Segundo a professora e coordenadora do Grupo EME, Rousiley Maia, o próximo passo do projeto é “procurar construir reflexões consistentes sobre os diversos dados coletados, através de artigos e livros, para mostrar as inovações do projeto. No momento, estamos, também, sistematizando o que aprendemos com essa experiência para ampla divulgação e, ainda, organizando o material didático para a replicação da experiência em outras escolas. Estamos produzindo um documentário muito interessante com as equipes da UFMG e da UFPA e os estudantes e professores das escolas públicas parceiras”.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS – Grupo de pesquisa seleciona 3 bolsistas

30 de outubro de 201931 de outubro de 2019 site_adminLeave a comment

Tem interesse por política e direitos humanos? Gostaria de trabalhar com jovens? 

Quer aprender a construir e analisar banco de dados? 

Tem vontade de conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?

Então você pode ser bolsista do EME!

Corra que, devido a problemas no site do grupo de pesquisa, as inscrições foram prorrogadas e estão abertas até dia 04 de novembro para a seleção de três (3) estudantes de graduação que desejem integrar a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. As bolsas são para desenvolver atividades de iniciação científica e extensão.

PERFIL DAS VAGAS

Os bolsistas realizarão atividades gerais de iniciação científica e extensão, que envolvem: leitura e fichamento de textos, auxílio em revisões bibliográficas, participação em reuniões do grupo e nos projetos de pesquisa, visitas às escolas, contato com professores para agendamento e programação de atividades, atuação no trabalho de campo com adolescentes estudantes da rede pública, na divulgação científica e na aproximação da pesquisa com a comunidade, auxílio na produção de um documentário sobre o projeto, transcrição de entrevistas, codificação e análise de dados. 

– Iniciação científica

Auxílio na atualização do site e das mídias sociais do grupo, produção de vídeos e de conteúdo multimídia, colaboração com a produção de um documentário para o projeto Deliberação em Escolas Públicas, redação e edição de textos, postagens de materiais, participação em leituras e discussões teóricas, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, colaboração na análise dos dados da pesquisa.

– Extensão

Auxílio na produção de materiais para um site com o legado do projeto Deliberação em Escolas Públicas, produção de conteúdo para mídias sociais do grupo, acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, transcrição de entrevistas, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, auxílio na organização de eventos, produção e apresentações de slides.

A bolsa de extensão é de ação afirmativa e, portanto, destinada a estudantes cotistas e/ou assistidos pela FUMP.

– Demanda orientada

 Acompanhamento do trabalho de campo nas escolas, atuação no estreitamento do vínculo com as escolas, organização de bancos de dados, codificação de dados, participação em leituras e discussões, divulgação do projeto na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, acompanhamento das atividades do grupo, produção e apresentações de slides.  

SOBRE O EME

O EME dispõe de uma sala ampla e agradável na Fafich, com computadores, mesa de reunião, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina (ou as refeições) na universidade. Nela os estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores que integram o grupo se envolvem no que têm mais afinidade e interesse, participando das reuniões do grupo, de parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e da Universidade de Mannheim – Alemanha), dos projetos de pesquisa em andamento, do planejamento de atividades, do trabalho de campo, das codificações e análises de dados e das discussões de textos. Por trabalhar com temáticas e projetos multidisciplinares, o EME conta com pesquisadores e estudantes de diversos cursos, especialmente vinculados às ciências humanas e sociais.

SOBRE A SELEÇÃO

– Prazo das inscrições: de segunda-feira, dia 21/10, até segunda-feira, dia 04/11

– Divulgação dos pré-selecionados para entrevista: terça-feira, dia 05/11, até 19h

– Entrevistas: 06/11 – a partir das 11h, na sala 1031 da Fafich.

– Formulário para inscrição: https://forms.gle/ekEAgZApBgoq3fd57

– Após preencher o formulário, enviar arquivo PDF do Histórico escolar com RSG e do currículo Lattes** para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA 2019.2”). Só serão aceitos documentos enviados até o dia 04 de novembro de 2019.

– Informações detalhadas no site: http://www.fafich.ufmg.br/eme/ 

* Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista no dia 06/11, às 11h.

** Se você ainda não cadastrou seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, pode fazer isso neste link http://lattes.cnpq.br/

Saiba mais sobre o grupo EME e sobre as vagas no link:  https://grupoemeblog.wordpress.com

SOBRE OS NOSSOS PROJETOS

– Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas

Este é o maior e mais desafiador projeto realizado pelo EME. Envolve testar se é possível ensinar habilidades de deliberação para jovens estudantes de ensino médio e quais seriam os métodos mais eficazes para isso. O intuito estimular que jovens estudantes aprendam, pratiquem e se tornem multiplicadores da deliberação para a solução de conflitos e para estimular discussões democráticas sobre questões controversas. O projeto é realizado com cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos de discussão, jogos e oficinas de treinamento de capacidades deliberativas envolvendo professores e alunos. Para tal, o EME criou um material didático inédito e inovador, que vem sendo utilizado pelo projeto e futuramente poderá ser usado por outras escolas em outras regiões do país.

– Sistema deliberativo e mídias interconectadas

Tem por objetivo analisar debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais e na arena dos media sobre temas controversos, tais como aborto, redução da maioridade penal, Plano Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, redução da tarifa de transportes urbanos, modelo de educação de surdos e autonomia das mulheres para decidir sobre o parto.

– Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias

Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos, o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativos, nos debates mediados.

– Peer Instruction

Peer Instruction, ou Instrução por pares, é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. Aqui na UFMG o EME foi responsável por introduzir tal método em algumas disciplinas do curso de comunicação. Desse modo, as aulas se tornam menos expositivas e passam a envolver mais os alunos, que discutem e tentam descobrir conjuntamente as respostas para algumas questões complexas apresentadas pelas disciplinas. O projeto envolve a preparação de um banco de textos, exemplos e questões, de modo que a cada aula haja interação que permita aos alunos aprenderem por meio de leitura, reflexão, exemplos concretos e respostas a questões conceituais.

Em caso de dúvidas, fale com a gente:

deliberacaonaescola@gmail.com

31 3409-6249

EME recebe prêmio de extensão

25 de outubro de 201925 de outubro de 2019 site_adminLeave a comment

A bolsista de extensão do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) Ayana Odara foi premiada no último dia 18 de outubro pela apresentação referente à sua participação no projeto Deliberação em Escolas Públicas (Compartilha), desenvolvido pelo EME. O projeto recebeu o Destaque do 22º Encontro de Extensão da Semana do Conhecimento da UFMG, sendo o trabalho selecionado para representar a FAFICH.

De acordo com Ayana, “em um cenário como o que estamos, é fundamental valorizar a pesquisa (e principalmente a extensão) que a Universidade Pública nos proporciona. Trabalhamos com jovens em escolas estaduais de Belo Horizonte para dividir algumas práticas deliberativas e aprender junto a eles vivências cotidianas, dentro e fora de discussões”. 

Foram mais de 2500 trabalhos apresentados durante a Semana do Conhecimento na Universidade e o trabalho do Eme apresentado pela bolsista está entre os 65 premiados e reconhecidos pela relevância acadêmica. Como estudante negra e ativa em movimentos sociais, Ayana destaca que a Semana do Conhecimento é necessária e importante, mas que sentiu falta de maior representação. “É preciso entender qual  espaço a Universidade tem para os alunos e alunas negras, pois dos 65 prêmios da Semana, vi apenas outra mulher negra subir ao palco”, afirma.

Os bolsistas e alunos de extensão do Grupo EME participaram da Semana do Conhecimento da UFMG realizada nos dias 14 a 18 de outubro. Os projetos foram apresentados na FAFICH e nos CADs, no hall de entrada, em salas de aula e nos auditórios, contando um pouco sobre o projeto Compartilha e as experiências vividas no projeto.

“Estamos muito felizes com este prêmio porque ele é um reconhecimento da relevância de trabalharmos de maneira prática para desenvolver o respeito e a tolerância entre os jovens, para que possam discutir questōes controversas e conflituosas. Acreditamos que essas habilidades possam ser ensinadas e aprendidas, de modo sistemático, como outras capacidades. Os inúmeros estudantes de iniciaçāo científica, de extensāo e de pós-graduaçāo de nosso Grupo de Pesquisa EME/UFMG acreditaram nesta iniciativa e trabalharam intensamente para concretizá-la.” comentou a Professora Drª Rousiley Maia, coordenadora do Grupo EME.

Navegação por posts

Publicações mais antigas
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram

Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública

  • Home
  • Sobre
  • Equipe
  • Pesquisa
  • Notícias e Eventos

CONTATO

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)
Dep. de Comunicação Social
Sala 1031
+55 (31) 3409-6249
eme@fafich.ufmg.br

APOIO

© EME - Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública